Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

domingo, 26 de junho de 2011

Rufos e Roncos com intensa actividade neste fim de semana prolongado...



No passado dia 23, o Rufos & Roncos foi o responsável pela animação da XXIII Semana Serrana, em Sacavém, uma organização da ANALOR, Associação dos Naturais e Amigos de Loriga.
Com uma "arruada" logo no final da manhã e um concerto no Palco da Quinta de S. José, no final da tarde.
Semana Serrana


No dia seguinte, dia 24, mais uma participação, desta vez na Feira de S. Pedro, em Torres Vedras, em Directo para o Portugal no Coração da RTP 1.




Primeiro momento do Directo para o Portugal no Coração...



Segundo momento do Directo para o Portugal no Coração...


Fotos dos Directos para o Portugal no Coração, na Feira de S. Pedro...

Finalmente, no dia 26, Domingo, um dia de calor intenso, com roupas alusivas  à época, na Feira Oitocentista de A dos Cunhados.

Feira Oitocentista

Aqui deixamos, videos e fotos das diversas actuações...

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Ainda as actuações em Loriga...


Como já vem sendo hábito a Profª Maria do Espírito Santo, elemento do ComCordas, brinda-nos com excelentes textos, a propósito de alguns momentos marcantes da vida do grupo.
Foi assim, também, com esta viagem a Loriga. Aqui partilho, mais um texto seu que relata esta dupla actuação dos dois grupos que dirijo: O RiBombar e o ComCordas.


"Foi em jornada de convívio e companheirismo, que dois grupos musicais da nossa cidade, viveram o fim de semana de 11 e 12 de Junho.
Por um lado o RiBombar, Grupo de Gaitas e Percussões do Agrupamento de Escolas Padre Vitor Melícias, com "miúdos"de idades entre os 12  e os 15 anos e uma "larga" experiência em andanças como esta; por outro o "ComCordas", Grupo de Cavaquinhos de Torres Vedras, que festejou recentemente o seu primeiro aniversário e é formado por seniores.
Que os aproximou então? Certamente a música, na sua linguagem de sons, certamente a pessoa que os dirige, o professor Pinto Gonçalves, na sua linguagem de afectos e, certamente, porque uns são avós que têm netos e outros, netos que têm avós.
Foi em Loriga uma bonita e acolhedora vila, aninhada num antigo vale glaciário da Serra da Estrela que, em noite de Festa de Santo António, os jovens e os menos jovens torrienses partilharam o entusiasmo, alegria, saberes. Cavaquinhos, bombos e gaitas de foles, alternaram, ou melhor, dialogaram em trovas de musica tradicional, rumbas e pasodobles, que ecoaram pelas milenares encostas da serra que tão bem os recebeu.
A "miudagem" juntou-se ao vasto auditório e, em mensagem de força, não poupou aplausos aos seniores; estes retribuiram, balançando ao ritmo de tempos e compassos, bem marcados pela gente nova.
A assistência aplaudiu, cantou e envolveu-se na actuação, como se dela fizesse parte. Os dois grupos, que o tempo separou por mais de meio século, tiveram, nesta noite serrana, a arte de agarrar com força, aquilo que os une: a música, o sonho, o querer... e, claro, a cidade do Oeste bem pertinho do mar.
A deslocação, em autocarro cedido pela Câmara Municipal, foi aproveitada para ficarmos a conhecer melhor as alturas, os cantos e recantos da serra da neve, do leite e da lã, antes de rumarmos à tal cidade do Oeste bem pertinho do mar. E aqui não vou esquecer os braços dos mais novos, levantados em adeus de despedida aos seus companheiros destes dois dias de tantas memórias.
Obrigada "miúdos" e parabéns pelo vosso profissionalismo."

Maria do Espírito Santo Miranda - Elemento do Grupo de Cavaquinhos, ComCordas

segunda-feira, 13 de junho de 2011

RiBombar e ComCordas... exibição de gala em Loriga...

Em boa hora, a Comissão de Festas de Santo António nos endereçou o convite para participarmos nos festejos deste ano, em Loriga.
Foi uma ocasião única para muitos dos elementos de ambos os grupos. Primeiro, porque aliámos um fim de semana de lazer a esta actuação, segundo, porque pudemos participar nesta magnífica Festa de Santo António, que rivalizou com muitas das de outros tempos, quando as festas de Loriga marcavam o panorama das festividades da região.
O Programa foi rico e variado e as opiniões foram unanimemente positivas, ao classificar esta Festa de santo António 2011, em Loriga.
A Comissão, um grupo de jovens com muita garra e vontade de inovar, fez um excelente trabalho e vem provar que Loriga não está morta e ainda tem muito para dar, no contexto do Concelho de Seia e da Região Serrana. Há que continuar a conjugar esforços e apostar na cooperação entre os Loriguenses residentes e os ausentes.
Temos gente bem sucedida em inúmeras áreas que, com a abordagem certa na hora certa, pode contribuir para gerar capacidade de desenvolvimento e evitar o habitual êxodo dos nossos jovens.
A hotelaria em Loriga, revela uma, cada vez maior, capacidade e competência para receber bem e isso  é também um factor decisivo para o desenvolvimento turísctico. Pela nossa parte, fomos muitíssimo bemtratados, quer na Churrasqueira Serrana, quer no Restaurante Império. A Direcção da EB2,3 Dr. Reis Leitão, foi extremamente acessível, que na abordagem dos preparativos para a viagem, quer no apoio logistico, prestado no local.
Loriga está de parabéns, pela Festa que foi capaz de realizar e pela forma calorosa com que recebeu todos os intervenientes, na mesma.

Partilhamos um conjunto de fotos da nossa passagem por Loriga:


terça-feira, 7 de junho de 2011

RiBombar animou a primeira noite do 2º Festival de Música Tradicional de Ponte do Rol

O RiBombar foi como que o arauto da Festa. 
Quinta Feira, dia 2 de Junho, Quinta Feira da Espiga, tradicionalmente o primeiro dia das Festas em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos, Festa Anual de Ponte do Rol. Era também o primeiro dia do 2º Festival de Musica Tradicional, que se prolongaria até Domingo, último dia da Festa.
Assim, pelas 19h, iniciou-se a "arruada" por algumas da principais artérias da Freguesia. Era o anúncio do início dos festejos e como que um aperitivo para a actuação da noite, no Largo da Igreja.
Após o jantar, o grupo reuniu-se, então, frente ao palco onde durante mais de uma hora fez soar as Gaitas de Foles e o troar dos bombos, numa simbiose rítmica e melódica, muito apreciada pelo numeroso público que acorreu ao local.
Estávamos já muito perto das 22:30h, quando o grupo deu por finda a sua actuação, para dar lugar à Banda que se seguia, Os Lordes. 
Aqui partilhamos as fotos que recolhemos durante o evento. 


RiBombar participou, mais uma vez, no Portugal a Rufar



No passado dia 29 de Maio, o Seixal vibrou com o Dia do Bombo, momento alto do Portugal a Rufar 2011
O Programa anunciava:


Domingo, 29 de Maio, junto à Baia do Seixal | DIA DO BOMBO
No dia 29 de Maio cumpre-se o bombo. Vindos de todo o país, chegam ao Seixal centenas de tocadores compondo um cortejo sem fim.

- 11h00 às 12h30 - Grande Desfile do Dia do Bombo com início na Mundet até ao Largo dos Restauradores
- 12h30 - Espectáculo com a Grande Orquestra PAR' 11 com participação de todos os tocadores
- 14h30 - Actuação individual dos grupos participantes animando a  zona histórica do Seixal
- 16h00 - Festa de despedida no Largo Luíz de Camões
- 17h00 - Encerramento do PAR' 11

E foi assim. centenas de Bombos ecoaram naquele dia pela zona histórica do Seixal, chegando até ao Tejo, ali ao lado.
Foi uma jornada de são e alegre convívio entre jovens de todas as idades, dos 7 aos 70, celebrando o Bombo e a percussão. O Ribombar acrescentou, este ano, o colorido das Gaitas de Foles encantando quantos nos ouviam ao longo do percurso do desfile e, durante a tarde no local que nos foi destinado para as actuações.
Partilhamos aqui um conjunto de fotos recolhidas durante o evento.







quarta-feira, 1 de junho de 2011

Exposição "Memórias com Alma"- de Loriga a Sacavém... Encerra com a encenação da Boda

No passado dia 28, o auditório do Museu da Cerâmica de Sacavém, ficou praticamente lotado para assistir à encenação de uma Boda, como se fazia em Loriga nos anos 50 do Século passado.
Com textos de Maria Eugénia Gomes e encenação de José Gonçalves Mendes, esta reconstituição, uma ideia de Margarida Pina Reis, terminou com um cortejo nupcial e a degustação de algumas das iguarias, que não faltavam nas bodas dos casamentos em Loriga, nomeadamente, o Grão das Bodas  e o Arroz Doce. 

Partilhamos aqui algumas fotos deste evento

Futebol solidário faz Renascer a esperança

A Inês Reis escreveu um excelente texto jornalístico, dando-nos conta do que se passou neste evento em que o RiBombar participou, no passado dia 21 de Maio.
Aqui deixamos o link do referido texto:
Futebol solidário faz Renascer a esperança


Veja, também, as Fotos da Participação do RiBombar neste evento: