Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Cancioneiro da Vila de Loriga... Uma obra de referência na divulgação da nossa tradição oral.

Decorreu hoje, dia 2 de Agosto, no Salão Paroquial de Loriga, que se encheu de gente interessada expectante, a cerimónia de apresentação e  o lançamento do Cancioneiro da Vila de Loriga. Esta cerimónia, contou com a presença da Sra Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Seia e do Sr Presidente da Junta de Feeguesia de Loriga, para além dos autores, António Luis de Brito e Sérgio Brito e do Presidente da Diração da ANALOR, José Mendes



O Cancioneiro da Vila de Loriga, com 263 páginas, mostra-nos 173 cantigas  e cânticos, recolhidos através da tradição oral, na vila de Loriga.
Os autores, António Luís de Brito e seu filho, Pof.  Sérgio Brito, ambos com provas dadas, em muitos anos de atividade musical, compilaram estas cantigas, escrevendo-as, na sua forma mais genuína, tal como foram transmitidas pelas suas fontes. Essas fontes, pessoas que guardam no mais recôndito das suas memórias as cantigas que lhes foram transmitidas pelos seus pais, como são os casos dos meus tios, António Luis Amaro e Maria Irene Gonçalves, ambos na casa dos 80 anos, tal como Adélia Alves de Jesus (Mourita)  e o Fernando Alves Pereira (Requinta). 
As recolhas de António Ascensão, que alimentaram os grupos de música tradicional, Amanhã, Novo Horizonte, Malhapão, Eira da Pedra... foram também outra das fontes.
O Enquadramento Histórico é da autoria do Dr. Augusto Moura Brito, loriguense, com créditos firmados nessa área e o prefácio, da autoria do Doutor António Duarte Amaro, que traça o perfil sociológico de Loriga, campo das recolhas, aqui compiladas.
A capa é da autoria do Dr. José Gonçalves Mendes.
O Enquadramento Etnográfico e a Contextualização das Recolhas, é o contributo que demos para esta obra, tendo também contribuido com a recolha e interpretação de algumas das cantigas.
Partilhamos aqui o texto do Enquadramento Etnográfico, para quem estiver interessado em antecipar um pouco ou "levantar a ponta do véu", abrindo o apetite para a aquisição da obra.

Para consultar o documento  clique  em cima do nome: