Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Ementa das Almas em Loriga

A tradição da Ementa das Almas em Loriga, remonta, de acordo com o estudo por nós efectuado, aos tempos do Canto Gregoriano, por volta dos Séculos IX e X.
No âmbito da Licenciatura em Ensino, Variante de Educação Musical, como Memória Final, realizámos um trabalho de investigação sobre este tema. É esse trabalho que aqui disponibilizamos para ser lido por todos os interessados.Aos interessados, aqui se apresenta uma síntese desse estudo, bem como os ficheiros audio dos cantos que suportam essa tradição.
A gravação foi efectuado por Michel Giacometi, que passou por Loriga e trabalhou com António Ascensão nessa recolha. Giacometi tabalhava, na altura, na recolha de espécimes para a sua "Antologia da Música Religiosa Popular Portuguesa".
Em contacto posterior escreveu a António Ascensão, dizendo que os espécimes recolhidos em Loriga eram, sem dúvida, dos mais interessantes que havia recolhido pelo país, pois, no capítulo das Encomendações das Almas, não havia nada que se lhe comparasse.



A gravação referida, foi enviada por Giacometi a António Ascensão e contou com as vozes de dois dos "teimosos" que tudo fizeram para não deixar morrer esta tradição, no período conturbado do pós 25 de Abril. Trata-se de José Fernandes (Aleixo) e Fernando Gonçalves (meu pai), infelizmente já desaparecidos, mas que souberam transmitir a paixão por este ritual secular a outros "teimosos" das novas gerações.
Os Cânticos principais deste ritual, que aqui podemos ouvir, digitalizados por mim, a partir da gravação referida, são:


O Cântico da Ementa das Almas


O Cântico dos Martírios de Nosso Senhor Jesus Cristo


Martírios by user7256155

O Cântico dos Passos de Nosso Senhor Jesus Cristo


Passos de Nosso Senhor by user7256155

O Cântico da Mãe Dolorosa


Mãe Dolorosa by user7256155

____________________________


Também poderão ver estes dois videos, mais recentes, onde se pode confirmar a forma de execução deste ritual. De madrugada, quase sempre com frio, já que a Quaresma ocorre, normalmente no Inverno.

Uma parte individual com diálogo entre intervenientes colocados nos pontos altos da vila.

Uma segunda parte, colectiva, com paragens em vários locais, estrtégicos, da vila.








1 comentário:

Anónimo disse...

ESSA RECOMENDA TEM INFLUÊNCIA DOS NEGROS ? EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS HÁ RITUAL SEMELHANTE.