Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 3 de maio de 2021

Celebrar a Vida... 100º Aniversário do Padre Bernardo Terreiro do Nascimento

 Hoje foi um dia estranho!...

Preparava-me para partir para Lisboa, onde me esperava uma celebração solene no Mosteiro dos Jerónimos para celebrar os 100 anos do meu antigo professor de música do Seminário da Guarda, o talentoso Padre Bernardo Terreiro do Nascimento.

Não tinha , ainda, entrado na autoestrada quando toca o telefone. Era o amigo Padre Melícias, patrono do agrupamento que dirijo, com uma notícia de arrepiar. Informava-me que o Presidente da Câmara de Torres Vedras, Carlos Bernardes, acabava de ser encontrado sem vida em sua casa. Não queria acreditar no que ouvia! Após alguma troca de palavras eu disse para onde ia e o Padre Melícias diz: - Reza lá uma Avé Maria pela alma dele que ele era um bom homem. Assim fiz. Quando cheguei aos Jerónimos a celebração não havia começado e aproveitei para cumprir o prometido. Não só rezei uma Avé Maria, como também aproveitei para rezar um pouco mais pela alma deste irmão que partia com muito sofrimento associado.



Mas, o dia hoje era de celebrar a vida! A vida deste homem notável com quem me cruzei nos anos 70, logo após a revolução. Foi meu professor de música no Seminário da Guarda. Um homem com uma sensibilidade notável, um músico de eleição, como o prova a sua vasta obra. Como bem disse o D. Manuel Felício, Bispo da Guarda, durante a celebração, o Padre Bernardo, tal como Filipe e Tiago, apóstolos qua a igreja hoje celebra, foi também ele apóstolo que evangelizou através da sua obra musical. 


A convocatória da Associação dos Antigos Alunos dos Seminários do Fundão e Guarda já deixava antever uma celebração à altura do homenageado.

Caros Companheiros
Antigos Alunos dos Seminários do Fundão e da Guarda
O companheiro Pe. Bernardo Terreiro comemora o seu centésimo aniversário no próximo dia 3 de maio.
100 ANOS - MAGNÍFICO.
O evento será assinalado com uma Celebração Eucarística, presidida por V. Exª Rev.ma, D. Manuel da Rocha Felício, Bispo da Guarda
no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, no próximo dia 03 de maio pelas 17 horas.

Quem não se lembra do Sr. Pe. Bernardo Terreiro
Sacerdote da Diocese da Guarda desde 1947, apaixonado pela música e composição, dedicou essa paixão ao ensino e sobretudo à beleza litúrgica das
celebrações eucarísticas, dirigindo Coros por todo o país, mas sobretudo por toda a Beira Interior.
Compôs vários livros de música com cânticos que enaltecem as nossas igrejas e celebrações.
Fátima brilha mais longe e recordará para sempre o nosso Pe. Bernardo quando entoa o conhecidíssimo "MAGNIFICAT"
PARABÉNS, Sr. Pe. Bernardo 
Com Votos de muitos mais anos
Vividos na alegria e felicidade da família
e a Graça de Deus. 

A sua obra, no entanto, não se resume ao canto litúrgico, embora seja esse o campo onde mais se notabilizou.

Mas o Padre Bernardo colaborou com muitos colegas, párocos de diversas freguesias que, preocupados com a preservação de certas melodias populares que corriam o risco de se perder, as gravaram para ele as escrever e assim preservar esse património para as gerações vindouras.

É exemplo disto a publicação pelo Padre Jaime Pereira, de Alvoco da Serra, de, pelo menos, dois volumes do Cancioneiro Alegrias Populares, com partituras da autoria do Padre Bernardo.



Celebração 100 anos Pe. Bernardo - Magnificat

A mensagem que passou aos seus alunos era uma mensagem de respeito pelo humanismo e pelos valores culturais, onde a música tinha um lugar preponderante, mas também outras formas de arte eram apontadas como rituais de celebração à obra do criador. De facto, evangelizou através da sua capacidade e inspiração musical, espalhou o seu talento pelas instituições que serviu e seduziu pela sua sensibilidade e sentido de humor quantos se cruzaram com ele. 




O Jornal A Guarda noticía a homenagem de hoje com o seguinte texto que aqui partilhamos: 

"Celebração de Acção de Graças decorre no Mosteiro dos Jerónimos

O padre Bernardo Terreiro do Nascimento comemora 100 anos de vida, na próxima segunda-feira, dia 3 de Maio. A data será assinalada com uma Missa de Acção de Graças, na Igreja do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, presidida pelo Bispo da Guarda, D. Manuel da Rocha Felício, às 17.00 horas. A festa estava preparada para Almeida, mas a pandemia obrigou a alterar os planos iniciais. Apesar do contratempo, a família não quis deixar de assinalar uma data tão sugestiva e importante na vida de Bernardo Terreiro. Natural de Almeida, foi ordenado sacerdote no dia 7 de Setembro de 1947, depois de ter frequentado os seminários diocesanos do Fundão e Guarda. Na sua longa vida também exerceu o sacerdócio através da música, especialmente religiosa, compondo centenas de obras para orfeão. Fez o curso de Conservatório Nacional do Porto e vários cursos no país e no estrangeiro. Como professor de música dirigiu os coros dos Seminários do Fundão e Guarda, da Escola Superior do Instituto Politécnico da Guarda, da Covilhã, do Centro Cultural da Guarda e do Coro Etnográfico de Almeida. “Fui sempre seduzido pela Harmonia desde criança e a condução de coros, que me foi confiada ao longo da vida, criou em mim uma paixão”, escreveu no livro ‘Salmos Harmonizados para Orfeão’.Compôs vários livros de música, entre os quais ‘Cantando ao Senhor da Vida – Cânticos para celebrações’, ‘Salmos Harmonizados para Orfeão” e “Fátima e a Eucaristia”. O padre Bernardo Terreiro foi homenageado pelo Centro Cultural da Guarda, em 2011, por ocasião dos seus 90 anos de vida. Acérrimo defensor de Almeida e das suas gentes, Bernardo Terreiro foi, durante décadas, correspondente do Jornal A GUARDA, fazendo eco dos principais acontecimentos deste concelho raiano."

Após a Eucaristia foram cantados os parabéns e o aniversariante proferiu algumas palavras que ilustram a qualidade de vida e a lucidez que ainda mantém.


Celebração 100 anos Pe. Bernardo - Parabéns 
 
Uma das suas sobrinhas leu uma mensagem do Padre Álvaro, já falecido e irmão do Padre Bernardo sob a forma de acrónimo construído com o nome do Padre Bernardo. Esse texto foi destribuido no final da cerimónia a todos os presentes numa pagela que aqui publicamos.




Celebração 100 anos Pe. Bernardo - Mensagem Final



No final da cerimónia troquei algumas palavras com o Padre Bernardo e tive, mais uma vez uma prova da sua lucidez e do seu sentido de humor. 

Ao questioná-lo sobre um episódio ocorrido em 1975, demostrou que na sua memória retinha ainda as lembranças desse tempo longínquo. Perguntei-lhe como tinha ele convencido o Sr Bispo da Guarda, ao tempo o D. Policarpo da Costa Vaz, considerado um dos mais conservadores, a autorizar que se celebrasse uma " Missa Rock" na Sé da Guarda. ele respondeu com uma vibrante gargalhada dizendo:

-Até hoje eu ainda não consegui descobrir como o fiz. Mas que se fez a missa, com guitarras e bateria, fez-se sim senhor!

De facto, habituei-me a admirar não só o músico, não só o padre, mas sobretudo o Homem!

Obrigado Padre Bernardo por ter cruzado a minha vida! 100 anos não é para todos é só para alguns privilegiados e quis Deus que o senhor fosse um deles!

Parabéns pelos seus 100 anos!


 


Sem comentários: