Como oportunamente anunciámos, decorre, durante este Fim-de-Semana, no âmbito da Festa em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos, o 1º Festival de Música Tradicional de Ponte do Rol.
No primeiro dia, 14 e Maio, assistimos à estreia do Grupo "ComCordas" - Grupo de Cavaquinhos de Torres Vedras, seguido da actuação do Sr. Manuel Lazaroo, lusodescendente, natural de Malaca, na Índia, responsável pela preservação da cultura portuguesa naquelas paragens, já que é lider de um grupo de folclore português, naquela localidade.
Encerrou o primeiro dia do Festival o grupo de alunos da Escola de Percussões RiBombar.
Síntese fotográfica do primeiro dia do Festival
Momento da Actuação do "ComCordas" - Grupo de Cavaquinhos de Torres Vedras
Momento da Actuação do Grupo da Escola de Percussões "RiBombar"
No segundo dia, foi a vez do Rancho Tradicional de Cinfães.
Pelo palco, desfilaram as tradições desta região do Douro Sul, com uma brilhante guia, a Profª Hermínia, que nos mostrou os trajes, as tarefas, os rituais e as danças da sua região. Com o Largo da Igreja completamente cheio, desta vez com a cumplicidade de S. Pedro, já que a chuva da noite anterior não nos visitou, cumpriu-se mais uma etapa deste Festival que trouxe a Ponte do Rol, um pouco da diversidade cultural do nosso país.
Síntese fotográfica do segundo dia do Festival
E no Domingo, dia 16, encerrámos com chave de ouro, com as tradições do Alto Minho.
Foi a vez do Rancho e do Grupo de Cavaquinhos da Casa do Concelho de Ponte de Lima. A alegria e o entusiasmo das gentes do Minho, contagiaram a Ponte do Rol, que aplaudiu efusivamente ambos os grupos.
O momento pitoresco da actuação do Rancho aconteceu, quando... abruptamente a dança foi interrompida por uma zaragata provocada por um bêbedo. O realismo da encenação foi tal que, muitos dos presentes acharam que se tratava de uma verdadeira zaragata.
Segui-se o grupo de Cavaquinhos que encantou os presentes, com as suas cantigas bem ritmadas e com a sincronização perfeita dos executantes.
Encerrou-se assim, este 1º Festival de Música Tradicional de Ponte do Rol que, esperamos se repita nos próximos anos com a mesma adesão de público e com a mesma qualidade de intervenientes.
Síntese fotográfica do terceiro dia do Festival
Sem comentários:
Enviar um comentário