"RiBombar" e "ComCordas" em destaque neste dia...
O dia começou no Mercado de Sacavém com uma "arruada" do RiBombar, pelas 11:30h.
Após uma breve pausa na sede da ANALOR, prosseguiu pelas ruas da cidade, até à Quinta de S. José. As ruas e as janelas apinharam-se de gente que respondeu ao apelo ruidoso dos Bombos e das Gaitas.
Seguiu-se uma almoço animado, onde não faltaram as "calhorras" à moda de Loriga e o inevitável "arroz doce com creme", sobremesa que continua a merecer a minha preferência entre todas as outras.
Às 17:00h, já com o recinto da Quinta a apresentar razoável assistência, o RiBombar proporcionou cerca de uma hora de espectáculo, onde o ritmo foi rei e animou quantos assistiram a esta "performance".
Após mais uma pausa, nova "arruada" por um outro sector da cidade, anunciando os eventos que estavam programados para a noite.
É importante salientar aqui, a colaboração da Junta de Freguesia de S. Pedro e Santiago e da ASAS de Ponte do Rol que nos cederam as carrinhas para transportar o grupo.
Momento de descanso dos elementos do RiBombar, durante uma das "arruadas", junto à Capela da Sra. da Saúde
Após o jantar, foi a vez do "ComCordas" - Grupo de Cavaquinhos de Torres Vedras, entrar em palco e durante uma hora animar o público que cada vez em maior número acorria ao recinto da festa.
Momentos da actuação do "ComCordas"
Fotos de António Matias Ribeiro
O público foi participando mais calorosamente quando o grupo interpretava temas da região serrana recolhidos pelo saudoso Mestre António Ascensão.
Nesta altura, já a Marcha de Loriga se dirigia para a Quinta de S. José, tendo iniciado o percurso na sede da ANALOR - Associação dos Naturais e Amigos de Loriga.
Foi a surpresa da noite!...
Momento da apresentação do livro com a presença da autora
Foto de António Matias Ribeiro
Mas pelo meio, havia, ainda um outro acontecimento, o
lançamento do livro: Os Contos da Casa, de Maria Cristina Becho, filha de loriguenses e neta do saudoso António Calçada, o grande animador das terúlias loriguenses de outros tempos e com quem aprendi a tocar guitarra aos 12 anos.
Pela primeira vez a Marcha de Loriga, desfilava em Sacavém, para gáudio de todos os loriguenses e amigos de Loriga. Como motivo suplementar de interesse, o tema da Marcha deste ano - Os Lanifícios - que durante quase dois Séculos fizeram história nesta Vila Serrana.
Por fim, para encerrar a noite com chave de ouro, o Concerto da Banda de Loriga, momento sempre marcante ao longo das edições da Semana Serrana. A Quinta, como é habitual, encheu-se de gente que veio ver e ouvir a maior embaixatriz de Loriga - a sua Banda Filarmónica.
E assim terminou este dia intenso de animação, saudade e alegria e de convívio entre os loriguenses e amigos de Loriga.
Agora venha a 23ª edição. Até para o ano...
Aqui fica o registo de alguns momentos da apresentação da Marcha de Loriga.
As fotos foram registadas por telemóvel, pelo que a qualidade não será a melhor. Não quisemos, no entanto, deixar de partilhar convosco estes momentos.
Brevemente publicaremos fotos de outros momentos deste dia intenso...
Sem comentários:
Enviar um comentário