Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Fim de Semana de Intensa Atividade nas Aldeias de Montanha




Nove percursos pedestres no território das Aldeias de Montanha são a proposta do Município de Seia para assinalar o Dia Mundial do Coração, que este ano se comemora a 29 de setembro.

O dia dedicado ao coração será comemorado em Seia com um convite à população para caminhar, numa ação de sensibilização para a adoção de um estilo de vida mais saudável.
“Este ano o programa é mais abrangente, propondo-se a realização simultânea de percursos pedestres de pequena rota no território das Aldeias de Montanha, itinerários pedestres que constituirão uma das várias propostas de rotas pedestres da Rede de Aldeias de Montanha”, salienta a autarquia em comunicado. 
Os itinerários terão início, em simultâneo, às 9H30 nas localidades de Alvoco da Serra, Lapa dos Dinheiros, Loriga, Sabugueiro, Sazes da Beira, Teixeira, Valezim e Vide. Na aldeia de Cabeça a caminhada está agendada para mais tarde, às 16H30, tendo em conta que neste sábado a aldeia acolherá ainda o Serão D’Aldeia “Noite da Bôla Lêveda da Cabeça”. O ponto de encontro está marcado para junto das sedes das juntas de freguesia, com exceção da vila de Loriga, com início a partir da Carreira, Sazes da Beira, junto ao Santuário Santa Eufêmia, Teixeira, na Associação dos Amigos da Teixeira, e Valezim, na Senhora da Saúde.
De tipologia de pequena rota, os circuitos estão classificados com um grau de dificuldade baixo e serão acompanhados por técnicos do Município de Seia. A participação é livre, aconselhando-se o uso de calçado e vestuário adequado para caminhadas



Serão D’Aldeia com desfolhada do milho A “Noite da Bôla Lêveda da Cabeça” é a proposta para mais um Serão D’Aldeia, no dia 29 de Setembro, na aldeia de Cabeça, concelho de Seia. Associado ao plano de animação da Rede de Aldeias de Montanha, a aldeia convida a comunidade a presenciar uma actividade da aldeia, que tem na sua génese a tradicional desfolhada do milho, proposta que se estende à prova daquela que, pelos habitantes da aldeia, é considerada uma das melhores bolas do Mundo, a Bôla Lêveda da Cabeça.A gente da aldeia vai receber os visitantes com outras surpresas gastronómicas, a que se junta a música, com uma actuação do Grupo Local, o Balancé da Cabeça. Está também programada uma caminhada, com início às 16.30 horas, num itinerário pelos socalcos da aldeia, para assinalar o Dia do Coração. Cabeça é uma pequena povoação situada num morro, sobranceira à ribeira de Loriga, no concelho de Seia. Caracteriza-se pelos seus socalcos onde, ainda, são utilizados instrumentos agrícolas muito primários. 


1 comentário:

José Pinto disse...

Estas "Vivências" constituem um novo desafio às comunidades, porque quase tudo passa por elas. Têm de ser muito criativas e fazer praticamente tudo. O município, através da Rede de Aldeias de Montanha, faz um bom trabalho de coordenação e divulgação. A verdade é que as referidas comunidades, ou agarram este projeto ou não. É uma realidade nova que traz movimento, e visibilidade às povoações. Que dá trabalho, lá isso dá; que põe muita gente a bulir, lá isso põe! No caso da freguesia de Cabeça, as pessoas têm dito com toda a garra:Sim!

Ocorreu um erro neste dispositivo