Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

O Povo Que Ainda Canta Episódio 21 - Páscoa em Loriga

Nunca é demais recordar as coisas que nos marcam! 
Esta recordação é um marco para Loriga e para a divulgação das suas tradições musicais.



Em Abril de 2015, mais concretamente entre 2  e 5 de abril, desloquei-me a Loriga com o Tiago Pereira e a Telma Morna, posteriormente com o apoio da Cláudia Faro Santos, para gravar alguns videos da Ementa das Almas, mais concretamente dos Martírios, que ocorriam na Sexta Feira Santa, dia 3, para o Projeto: A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria. O material gravado foi tão apreciado e, por se tratar de Música Religiosa Popular, o Tiago sugeriu que uma parte das gravações poderiam integrar um episódio do Programa: O Povo Que Ainda Canta. 
E assim surgiu o Episódio 21 - Páscoa em Loriga que pode ser visto no link que publicamos e que pode ser visto a todo o tempo  em: https://www.rtp.pt/play/p1687/e198007/o-povo-que-ainda-canta
depois é só procurar o episódio 21 quer na versão Rádio, quer na versão televisão


Salientamos que este é o único episódio dedicado a uma localidade. Todos os outros são dedicados a uma região. Alvoco da Serra, a freguesia vizinha de Loriga, é também contemplada com algumas gravações, muito por causa das diferenças de rituais religiosos na mesma quadra, mas que marcam a identidade de cada comunidade.

Sem comentários: