Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Instrumentos Tradicionais - Acordeão

O Acordeão é um instrumento musical aerófono, composto por um fole, um diapasão e duas caixas harmónicas de madeira. A palavra "acordeão", é por vezes pronunciada acordeón (como na pronúncia castelhana). O Acordeão é um dos instrumentos favoritos de todos os povos, não só pela beleza do seu som, como pela relativa facilidade de se aprender e tocá-lo bem, e ainda pela comodidade de transporte, devido ao seu pouco peso.

Foi há 2700 anos antes de Cristo, que foi inventado na China um instrumento denominado CHENG.
É uma espécie de órgão portátil tocado pelo sopro da boca.
Tinha a forma de uma ave, o Fénix, que os chineses consideravam o imperador das aves.
O Cheng era dividido em 3 partes :
1º- Recipiente de ar
2º- Canudo de sopro
3º- Tubos de bambu
O recipiente de ar parece com o bojo de um bule de chá. O canudo de sopro tem a forma de um bico de bule ou do pescoço de um cisne. A quantidade dos tubos de bambu variava, porém, a mais usada é a de 17. Interessante é que destes 17 tubos de bambu , 4 não têm a abertura em baixo para entrada do ar, são mudos, são colocados somente por uma questão de estética. Na parte superior do recipiente de ar ou reservatório de ar, existem as perfurações onde são fixados os tubos de bambu e em cada tubo é colocado a lingueta ou palheta, para produzir o som .
A evolução deste instrumento viria, mais tarde a dar origem ao Acordeão.

Sem comentários: