"Ribombar" é um projecto iniciado há dois anos atrás, sob a minha responsabilidade, com o objectivo de motivar os alunos da, então, EB2,3 Padre Vitor Melícias, agora, EBI Padre Vitor Melícias, para a prática musical.
Trata-se de um Grupo de Percussões, que conta, neste momento, com trinta e cinco elementos.
Todas as semanas, às Quartas-Feiras, no âmbito do Clube da Música, o grupo se reúne, cumprindo um ritual, que passa por um encontro na sala de Ed. Musical para registar as presenças, seguindo-se uma hora de prática instrumental com os bombos, as caixas e os timbalões que compõem o grupo.
Actuação nas Festas de Ponte do Rol - 2008
As actuações, que são inúmeras, contribuem para o reforço das relações de amizade entre os elementos do grupo, bem como para aumentar a auto estima dos alunos participantes.
O Grupo "Ribombar" é, neste momento, um dos principais elos de ligação entre a Escola e a Comunidade, participando em eventos promovidos por entidades diversas, onde se destaca o Carnaval de Torres Vedras.
Clique na foto para ver fotos de algumas actuações do grupo
Está em curso a elaboração de um protocolo com a Promotorres EM, que permitiu já aumentar a quantidade e qualidade do equipamento (Bombos), bem como as TShirts e SwetShirts que vestem o Grupo.
Veja um Vídeo da participação do "Ribombar", na edição do Carnaval de Torres Vedras 2009.
3 comentários:
Caro Pinto Gonçalves,
Chamo-me António Pires e brevemente irei publicar um livro chamado «Cromos Raízes e Antenas», dedicado à world music. Nesse livro gostaria de usar uma foto sua de adufes que encontrei no seu site da escola. É possível usá-la (referindo o devido crédito de imagem, claro)?... Agradecia que me respondesse através do meu e-mail: pires.ant@gmail.com
Muito obrigado e um abraço,
António Pires
Força pessoal a bater nesses tambores!!!
Um abraço dos vossos amigos Tocándar, até a um encontro que seja para breve!
Paulo Tojeira e Tocándar
Força pessoal sempre a dar-lhe forte neeses bombos, caixas e timbalões!!
Um destes dias vamos encontrar-nos por aí!
Abraços do
Paulo tojeira e Tocándar
Enviar um comentário