Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 8 de junho de 2009

O Moinho de Vento - Ex Libris do Oeste

O Moinho de Vento é um dos principais marcos da tecnologia agrícola do Oeste.
Há dias, na quinta do Sr. António Piedade, na Carvoeira, tivemos ocasião de ver um exemplar muito bem conservado, ainda em funcionamento.
Contámos, também, com a preciosa colaboração do Sr Armando Calheiros, homem experimentado nas artes da moagem, que o colocou em funcionamento.

Registámos esses momentos em video e aqui os partilhamos.




A propósito de Moinhos...

No início do Ano Lectivo, tentámos dinamizar um intercâmbio entre as escolas EB 2,3 Dr Reis Leitão de Loriga e a EBI P. Vítor Melícias de Torres Vedras, a partir de um projecto dos Clubes das Artes desta escola intitulado "As Artes entre o Mar e a Serra".
Por razões que têm a ver com as dinâmicas das duas escolas e com o ano atípico que se viveu nas escolas, o projecto não avançou como gostaríamos. No entanto, o Clube Companhia das Artes e a Turma do 6º B, em Área de Projecto, desenvolveram alguma actividade relacionada com este tema.
Exploraram, nomeadamente as diferenças entre os Moinhos de Vento, desta Região do Oeste e os Moinhos de Água, típicos da Região Serrana.
O Loriguense José Fernandes, publicou no seu Blog um vídeo  mostrando um Moinho de Água em Loriga , que aqui colocamos em contraponto com o Moinho de Vento.
Repare-se que a tecnologia usada (rodas dentadas, mandantes e mandadas) é a mesma. O que muda é a força motriz, num, o vento, no outro, a água.


<

Sem comentários: