Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O Ás do Cavaquinho - Concurso da RTP - VOTE 760 100 303


O Ás do Cavaquinho é um concurso que decorre no programa da RTP, Portugal no Coração.
Ainda durante o verão, quando fazia uma pesquisa na internet, sobre repertório de cavaquinho, apareceu-me um anúncio de um programa sobre o cavaquinho que iria passar na RTP e tinha uma ficha de inscrição para selecionar participantes. Na altura, não referia que seria um concurso individual e eu pensei que poderia ser uma oportunidade para levar o Grupo ComCordas à televisão. 
Assim, preenchi a ficha e enviei. Nunca mais pensei no assunto e até achei que ninguém iria ligar àquilo, porque já me inscrevi diversas vezes para participar em concursos do tipo - Quem quer ser milionário e outros e nunca obtive qualquer "feed back".
Fiquei muito surpreendido, quando, há alguns dias  recebi um telefonema da produção do concurso O Ás do Cavaquinho, a perguntar se continuava interessado em participar e qual seria o dia em que me dava mais jeito participar, se na quinta-feira, dia 11 ou na segunda, dia 15. Eu respondi que tinha que falar com os elementos do Grupo ComCordas, para saber qual a disponibilidade de todos e foi nesta altura que percebi qual o formato do concurso. havia dois concorrentes por programa que depois seriam apreciados por um júri e votados pelo público. Insisti que a minha convicção quando me inscrevi era levar o grupo, mas foi-me dito que o grupo podia ir, mas como claque de apoio.
Perante este facto, pensei: - Bem, continua a ser uma boa oportunidade de mostrar o grupo, embora eu me vá meter numa carga de trabalhos!...
Mas aceitei o desafio dizendo que levava então elementos do grupo, como claque e iria preparar uma atuação de 2  minutos (tempo limite regulamentar por atuação) para o dia 15.

No dia  e hora combinados lá estávamos nós no estúdio, para o ensaio de som. 
Depois, veio o programa e na 2ª parte do programa o concurso. O meu opositor, vinha do Porto: Belmiro Oliveira ele foi o primeiro e abriu as hostilidades... os dados estavam lançados e... quando dei por mim estava já no local da exibição com o assistente de produção a fazer a contagem decrescente.
Tinha preparado uma Rapsódia com três temas de Loriga e dois temas populares de grande sucesso:
Vira de Coimbra, Morena, Ainda não Namoro, Debaixo da Oliveira e Laurindinha.
Lá expliquei aos simpáticos Tânia Ribas e João Baião, que as cantigas tinham sido recolhidas pelo Mestre Ascensão em Loriga, etc, etc...

 E a atuação de 2ª feira decorreu com o meu opositor a usar uma técnica em que sobressaíam
 as unhas postiças presas com adesivo, como bem salientou o José Lucio, membro do júri.
Vejamos aqui a atuação:


A votação de correu até às 23:59 do dia 16 e no programa do dia 17 foram divulgados os resultados:

A partir daqui, havia que preparar a semifinal, que teria lugar no dia seguinte, 5ª feira.
Preparei, então, outra Rapsódia Tradicional, novamente com temas das recolhas do Mestre Ascensão:
Adeus Terreiro do Fundo, Bonequinha e mais três temas do Cancioneiro Popular, mas de diferentes regiões e com ritmos e andamentos diversos, A Minha Saia Velhinha, Não Quero que Vás à Monda e Alecrim.
Nesta fase, em vez de um, havia dois opositores: o vencedor da primeira eliminatória, Ricardo Gonçalves, de Gondomar e Abílio Caseiro, da Nazaré, vencedor da segunda.
A atuação decorreu com algum nervosismo inicial, mas logo afastado pela concentração e o fluir do desempenho.
Veja o video da semifinal.




Agora, até ao dia 22 decorre o período de votação e, no dia 23 será conhecido o vencedor que será o  primeiro finalista apurado.

SE GOSTARAM DA MINHA ATUAÇÃO 
VOTEM - 760 100 303

Sem comentários: