Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

domingo, 13 de março de 2011

Ao Encontro da Natureza - Visita de alunos da EBI Pe. Vitor Melícias a Loriga, Serra da Estrela.


11 de Março - Primeiro Dia


Nos dias 11 e 12, Sexta e Sábado passados, decorreu a visita dos alunos de Música do 3º Ciclo e do CEF de Electricidade, da EBI Padre Vitor Melícias, a Loriga, Serra da Estrela.
Chegámos a Loriga por volta das 12:30h e almoçámos no Restaurante Império, de acordo com o que havíamos previamente combinado. Um excelente Bacalhau à Braz, antecedido por uma sopa de legumes que, apesar de alguma resistência, todos comeram com agrado. As sobremesas, variadas e gulosas foram esgotando, perante a voragem destes gulosos jovens. Imaginem que, alguns dos repetentes da visita, trataram de encomendar logo uma determinada sobremesa que havia caído no goto, no ano passado: Mousse de chocolate e natas e profiterole.
Após o almoço, foi tempo de arrumar as bagagens no local onde iríamos pernoitar, a antiga Escola Primária.
Largadas as bagagens, esperava-nos a primeira actividade: Visita à Central Hidroeléctrica da Srª do Desterro, em S. Romão.
Uma visita muito curiosa e enriquecedora, porque permitiu aos alunos perceber como, a partir da água e da sua força motriz, se pode produzir energia eléctrica.
O vídeo que partilhamos é a ilustração do interesse que teve esta visita.



De regresso a Loriga, mais uma actividade: Um passeio pela História em contacto com a Natureza. Chamei-lhe a "Rota da História". Deixámos o autocarro na estrada e seguimos a pé, pela calçada Romana, em direcção ao Caixão da Moura - que não tem nada a ver com os Mouros, dado tratar-se de um túmulo de origem visigótica.
Os jovens entusiasmaram-se com os pormenores da Calçada Romana e o que ela representa, colocando questões sobre a época em que Viriato vigiava os montes, enquanto os invasores Romanos se deslocavam por estas vias. O túmulo, também foi mais um elemento interessante nesta viagem aos locais, que retratam a origem milenar de Loriga.
Deixamos as imagens para documentar a passagem destes jovens nesta "Rota".


Depois da Caminhada, dirigimo-nos à Escola Primária para preparar os sacos-cama para a noite e fazer tempo até à hora de jantar.
O jantar teve lugar na Churrasqueira Serrana e a Grelhada Mista com Batata frita, deliciou estes jovens cheios de apetite, após a tarde intensa que tiveram.


A noite revestia-se de enorme expectativa junto dos nossos jovens. Estava prevista uma Sessão de Karaoke, que não chegou a acontecer por imprevistos do próprio Bar, no Happy Bar, em Loriga. Não houve Karaoke, mas não faltou a animação. Os nossos Gaiteiros exibiram-se à altura e quem assistiu, teceu largos elogios à performance deste grupo improvisado de Gaiteiros e Percussionistas. Entretanto o DJ entrou em acção e pôs a nossa malta a abanar o capacete, até à hora em que foi dada a ordem de recolher. É que, no dia seguinte, esperava-nos nova actividade, logo pela manhã.
Finalizamos aqui o relato do primeiro dia, com a partilha do vídeo da animação nocturna no Happy Bar:

Sem comentários: