Decorreu ontem, dia 16 de Abril, mais uma Conferência, no âmbito da Exposição Memórias com Alma - de Loriga a Sacavém...
Com o Auditório do Museu praticamente lotado, falou-se do Ritual Secular da Ementa das Almas em Loriga: Do seu contexto cultural, da sua forma musical e até da sua denominação. No final, um grupo de homens, deu corpo a uma reconstituição do ritual, terminando com a apresentação do Canto da Verónica, tal como é cantado na Procissão dos Passos na Quinta Feira Santa, em Loriga.
São varias a peças de reportagem disponíveis na Web, sobre este evento.
Partilhamos aqui algumas:
A Ementa das Almas
A Ementa das Almas - 01
Mãe Dolorosa
O Canto da Verónica
São devidos, aqui, alguns agradecimentos. Desde logo à minha irmã Maria Aurora Pinto Gonçalves, que cantou a Verónica, as minhas sobrinhas, Cristina Romano e Margarida Amaral, que a acompanharam. O meu cunhado, Fernando Romano, que para além de nos dar o seu testemunho enquanto participante do ritual da Ementa durante alguns anos, também cantou connosco. Por outro lado, disponibilizaram-se a deslocarem-se de Loriga a Sacavém para participar neste evento.
Depois, a equipa que reuni em Torres Vedras e que colaborou comigo na reconstituição do ritual: O Rui Arménio, no clarinete, o André Pinheiro, no trompete, o Albino Santos, o Armando Brito (loriguense) e o João Augusto nas vozes. Sem eles não teria sido possível reviver este ritual.
Por fim, a colaboração da Banda de Loriga, que cedeu o transporte, para trazer de Loriga os participantes referidos.
Partilhamos alguns materiais usados na Conferência:
Partilhamos alguns materiais usados na Conferência:
Ementa das Almas - Visão da Igreja - Pe António... por pintogoncalves
Sem comentários:
Enviar um comentário