Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

domingo, 25 de setembro de 2011

Confraria da Broa e do Bolo Negro dinamiza Sessão em Loriga, para divulgar Fundos Comunitários...



Teve lugar, ontem, dia 24 de Setembro, na EB2,3 Dr Reis Leitão, em Loriga, uma Sessão de Divulgação  sobre os Fundos Comunitários.

A Sessão, que contou com a presença de um número significativo de loriguenses, interessados nestas matérias, iniciou-se com a apresentação de um Protocolo de Cooperação Solidária, por parte da Presidente da Confraria, D. Maria da Glória Leitão. Esta, começou por referir, que a Junta de Freguesia, cujo Presidente, Sr António Maurício nesta altura, se encontrava na mesa, apoiava esta iniciativa, que visa congregar as Associações Loriguenses em acções comuns, no sentido de unir esforços para realizar e potenciar  diversas actividades de divulgação e promoção do desenvolvimento de Loriga, bem como eventos que possam trazer mais visitantes e assim dinamizar a economia local. A ANALOR-Associação dos Naturais e Amigos de Loriga, que estava representada na sessão, manifestou a sua concordância, garantindo o apoio a este protocolo que será assinado em 10 de Dezembro, por ocasião do aniversário da Confraria. 
A Associação Loriguense de Apoio à Terceira Idade, também manifestou o seu apoio, bem como os Bombeiros, com os quais se irá celebrar um protocolo tripartido.
Este outro protocolo que, de certa forma, decorre do primeiro, visa formar guias para acompanhar os eventuais visitantes, nos percursos pedestres criados pela Confraria no ano transacto, identificados genericamente como Rotas da Broa. O terceiro parceiro, deste protocolo, a Junta de Freguesia, tem a função de manter limpos e transitáveis os referidos percursos.

O Presidente da Assembleia Geral, Dr. Vitor Moura, teceu algumas considerações sobre a importância do envolvimento de todos, no exercício da cidadania, para através das associações promovermos o desenvolvimento de Loriga.


A segunda parte, contou com a colaboração da Empresa Destino Lider, da Marinha Grande, representada pela Dra. Carla Paulino e o Dr. Joaquim Álvaro, que apresentaram os diversos Programas Comunitários de Apoio e a forma de se candidatar aos mesmos beneficiando de financiamentos para os projectos apresentados, até um montante de 75% a fundo perdido em muitos dos casos.

Os participantes, atentos, colocaram dúvidas e questões, no sentido de serem esclarecidos sobre a melhor forma de candidatarem as ideias e projectos que eventualmente lhes pudessem surgir.
Foi, sem dúvida, uma jornada de sensibilização  para os possíveis empreendedores loriguenses, que assim ficaram a saber que há meios para podermos desenvolver projectos empresariais em Loriga e criar postos de trabalho e riqueza, no sentido de desenvolver a nossa terra.
Está de parabéns a Confraria por esta iniciativa e, espera-se que outras se lhe sigam, pois Loriga precisa urgentemente de ideias e projectos que promovam o seu desenvolvimento sustentável.
Deixamos aqui mais algumas fotos desta sessão:







Sem comentários: