Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Novo Projecto: Atelié de Percussões e Ritmos Tradicionais, Arrancou hoje na Lourinhã



Após algumas apresentações do Grupo "ComCordas" em instiuições de apoio à Terceira Idade, foi-me sugerido pelo Sector de Acção Social da C. M. de Torres Vedras que apresentasse um projecto de intervenção na área da animação musical, a desenvolver em Instituições de Apoio à Terceira Idade.
Tendo-me debruçado sobre o assunto, elaborei um projecto a que dei o nome de: Atelié de Percussões e Ritmos Tradicionais.
O Projecto foi aceite e está já no terreno, no âmbito da Festa de Outono, que conta com a participação dos municípios de Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.
Assim, teve lugar, hoje, dia 7 de Outubro, na Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã, o primeiro destes Ateliés.
    
Apresentação do Projecto:
Desenvolve-se em sessões de, entre 90m a 120m em que os participantes têm contacto com alguns dos ritmos tradicionais, com os quais estão familiarizados ( Chula, Vira, Malhão, Fandango, Verde Gaio, etc...)
Haverá, também uma apresentação de alguns dos nossos instrumentos: Concertina, Acordeão, Cavaquinho, Bandolim, Flautas Tradicionais, Gaita de Foles, Gaita de Beiços, Reco-Reco, Sarronca, Cântaro com Abano, Adufe, Chincalho, Tréculas, Castanholas e outras percussões.
Após a audição de temas tradicionais, muito populares, executados pelos instrumentos melódicos, serão sugeridos alguns gestos rítmicos, aos utentes mais autónomos de cada instituição, que posteriormente se estenderão aos instrumentos de percussão.
Destes exercícios poderá resultar um pequeno grupo em cada instituição que participará, numa apresentação, com as mesmas melodias trabalhadas em cada Atelié, que terá lugar no encerramento da Festa de Outono, onde os vários grupos se juntarão num só, mais alargado, que executará uma ou duas peças com base no trabalho efectuado.
Para tal, as equipas de animação de cada instituição, terão um papel importante de coadjuvação em cada atalié, para depois poderem ministrar as sessões de prática (ensaios) com vista à apresentação geral.
Esta apresentação contará também com instrumentos de percussão preferencialmente construídos pelos participantes. São instrumentos de construção pouco complexa, com materiais de desperdício como garrafas  de água, embalagens de iogurte, pedaços de madeira, caricas e outros.

Aqui ficam algumas imagens do Atelié de hoje, bem como um vídeo de alguns dos momentos vividos com entusiasmo pelos participantes. 






Sem comentários:

Ocorreu um erro neste dispositivo