Durante a tarde de hoje, Loriga esteve em destaque, no Largo do Martim Moniz, bem no centro da Cidade de Lisboa.
A Confraria da Boroa e do Bolo Negro de Loriga, participou no evento: Pão de Todos Para Todos, organizado pela Associação CAIS, que se dedica a apoiar os "Sem Abrigo". A primeira presença loriguense neste evento é, desde logo, a do Presidente da referida associação, o Dr. Henrique Pinto. O Engº António Carlos Cabral Leitão, destacado quadro da empresa Puratos, uma das patrocinadoras do evento, foi outro dos loriguenses presente. A Dra. Margarida Pina Reis, a grande impulsionadora da presença de Loriga no evento e o Dr. Vitor Moura, representaram a Confraria.
O Dr. José Gonçalves Mendes, presidente da ANALOR, também disse presente.
Finalmente, a nossa participação, através da animação dos Rufos & Roncos, da Casa da Cultura de Ponte do Rol, que durante a tarde, com a sua música tornaram mais agradável o tempo de espera até ao visionamento do magnifico video: E da Serra se Fez Pão, com que foi apresentada Loriga e a sua Broa, da autoria de João Amaro, que também não deixou de comparecer, nesta jornada de divulgação da terra que nos viu nascer.
Após a apresentação do vídeo, o ComCordas - Grupo de Cavaquinhos de Torres Vedras, cuja direção musical é da nossa responsabilidade, recordou algumas das modas, que se cantavam durante as tarefas ligadas ao cultivo do milho e aos rituais festivos da altura da sua colheita. Cantigas como o Milho Verde, Debaixo da Oliveira, Eu perdi o Meu Lencinho, Ó Pião Dançar... recolhidas em Loriga, pelo saudoso Mestre António Ascensão, foram ouvidas e cantadas em coro, por alguns loriguenses presentes, que se associaram ao evento.
O Dr. Henrique Pinto, exortou todos os presentes a provarem a "melhor Broa do Mundo.... a broa da minha terra"... aconselhando que nunca devemos perder as referências das nossas origens. " Hoje é Loriga que aqui está, mas amanhã pode ser a vossa terra, porque devemos sempre defender e divulgar a nossa terra e preservar as nossa tradições".
A Dra. Margarida agradeceu a todos os que colaboraram nesta iniciativa, que contribuiu para dar a conhecer ..."um dos produtos que marcam, não só o passado de Loriga, mas também o seu futuro, se soubermos promovê-lo".
Pela tenda, passaram ao longo da tarde, largas centenas de pessoas, que assim tomaram contacto com Loriga e com a sua Broa e o Bolo Negro, que no final foram dados a provar aos presentes, numa degustação bastante agradável, ao som das "Cantigas de Loriga" entoadas pelo ComCordas.
Também o Semanário Expresso, assinalou esta presença de Loriga neste evento, publicando num dos seus suplementos da edição de 17/12 a seguinte nota:
Também o Semanário Expresso, assinalou esta presença de Loriga neste evento, publicando num dos seus suplementos da edição de 17/12 a seguinte nota:
Publicaremos, em breve, mais fotos deste evento...
2 comentários:
Lindo! Louriga sempre no coração.
Boas Festas, caro amigo!
Grande actividade! Isto só se consegue com muito trabalho, por amor à camisola. No meio disto, o Prof. Pinto Gonçalves carrega sempre às costas a sua bonita terra natal - Loriga! Feliz Natal. Um abraço.
Enviar um comentário