Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

sábado, 17 de dezembro de 2011

Loriga no centro de Lisboa... com animação dos Rufos & Roncos e ComCordas


Durante a tarde de hoje, Loriga esteve em destaque, no Largo do Martim Moniz, bem no centro da Cidade de Lisboa.
A Confraria da Boroa e do Bolo Negro de Loriga, participou no evento: Pão de Todos Para Todos, organizado pela Associação CAIS, que se dedica a apoiar os "Sem Abrigo". A primeira presença loriguense neste evento é, desde logo, a do Presidente da referida associação, o Dr. Henrique Pinto. O Engº António Carlos Cabral Leitão, destacado quadro da empresa Puratos, uma das patrocinadoras do evento, foi outro dos loriguenses presente. A Dra. Margarida Pina Reis, a grande impulsionadora da presença de Loriga no evento e o Dr. Vitor Moura, representaram a Confraria.
O Dr. José Gonçalves Mendes, presidente da ANALOR, também disse presente.






Finalmente, a nossa participação, através da animação dos Rufos & Roncos, da Casa da Cultura de Ponte do Rol,  que durante a tarde, com a sua música tornaram mais agradável o tempo de espera até ao visionamento do magnifico video: E da Serra se Fez Pão, com que foi apresentada Loriga e a sua Broa, da autoria de João Amaro, que também não deixou de comparecer, nesta jornada de divulgação da terra que nos viu nascer.





Após a apresentação do vídeo, o ComCordas - Grupo de Cavaquinhos de Torres Vedras,  cuja direção musical é da nossa responsabilidade, recordou algumas das modas, que se cantavam durante as tarefas ligadas ao cultivo do milho e aos rituais festivos da altura da sua colheita. Cantigas como o Milho Verde,  Debaixo da Oliveira, Eu perdi o Meu Lencinho, Ó Pião Dançar... recolhidas em Loriga, pelo saudoso Mestre António Ascensão, foram ouvidas e cantadas em coro, por alguns loriguenses presentes, que se associaram ao evento.





O Dr. Henrique Pinto, exortou todos os presentes a provarem a "melhor Broa do Mundo.... a broa da minha terra"...  aconselhando que nunca devemos perder as referências das nossas origens. " Hoje é Loriga que aqui está, mas amanhã pode ser a vossa terra, porque devemos sempre defender e divulgar a nossa terra e preservar as nossa tradições".
A Dra. Margarida agradeceu a todos os que colaboraram nesta iniciativa, que contribuiu para dar a conhecer ..."um dos produtos que marcam, não só o passado de Loriga, mas também o seu futuro, se soubermos  promovê-lo". 

Pela tenda, passaram ao longo da tarde, largas centenas de pessoas, que assim tomaram contacto com Loriga e com a sua Broa e o Bolo Negro, que no final foram dados a provar aos presentes, numa degustação bastante agradável, ao som das "Cantigas de Loriga" entoadas pelo ComCordas.

Também o Semanário Expresso, assinalou esta presença de Loriga neste evento, publicando num dos seus suplementos da edição de 17/12  a seguinte nota:



Publicaremos, em breve, mais fotos deste evento...


2 comentários:

Joaquim Moedas Duarte disse...

Lindo! Louriga sempre no coração.

Boas Festas, caro amigo!

* J Pinto disse...

Grande actividade! Isto só se consegue com muito trabalho, por amor à camisola. No meio disto, o Prof. Pinto Gonçalves carrega sempre às costas a sua bonita terra natal - Loriga! Feliz Natal. Um abraço.