Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Torres Vedras... O Reino do Carnaval...


O Carnaval está no auge, aqui em Torres Vedras!
Com uma tradição quase de um Século, este evento, marca a vida dos torreenses, de uma forma muito particular.
Mal acaba um Carnaval, começa a preparação do próximo, mas de uma forma extremamente profunda e organizada. Os grupos, reúnem-se em Associações ou até em casas particulares. Há grupos que participam há dezenas de anos e há figuras típicas que nunca faltam.
As gentes do Oeste, em geral e as de Torres Vedras, em particular, são brincalhonas, alegres e descontraídas e, brincar ao Carnaval através da sátira e da ironia, está-lhes na massa do sangue, como diz o povo.
Numa cantiga recolhida na região pelo Dr. Alberto Sardinha, chamada a Moda do Entrudo, pode constatar-se essa realidade: 

Quero cantar ser alegre/ Que a tristeza não faz bem/ Eu nunca vi a tristeza/ Dar de comer a ninguém
Hei-de cantar hei-de rir/ Hei-de ser sempre alegre/ Hei-de mandar a tristeza/ P'ró diabo que a carregue
Anda comigo ó cachopa/ Tirar o trigo do joio/ Vamos brincar ao entrudo/ É o entrudo saloio 

Este ano, com a intolerância e a insensatez manifestada por Passos Coelho, o Carnaval está, ainda, mais efusivo e crítico, tendo em conta os tempos de crise que vivemos, mas, nem isso esmorece o espírito folião deste povo, para quem o "seu entrudo", é o melhor Carnaval, o maior e o mais genuinamente português.
Desde há uns anos que nos envolvemos neste fenómeno do Carnaval de Torres, através do Grupo Ribombar e da sua participação na animação dos corsos, da Inauguração do Monumento, da Apresentação do Carnaval e outras iniciativas a ele ligadas.
Este ano não fugiu à regra e, depois da nossa participação na Inauguração do Monumento, no passado dia 4 de fevereiro, já demos o nosso contributo, no Corso Escolar, na sexta-feira, na Embaixada ao Primeiro Ministro e no Corso noturno, no sábado e no Corso de Domingo. Terminamos hoje, com a animação do Corso diurno, que se espera muito participado, apesar da não tolerância de ponto, habitual.
Partilhamos aqui alguns dos momentos vividos neste Carnaval... mais português de Portugal...





Sem comentários: