Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Começou o Carnaval de Torres Vedras 2012...

Com a inauguração do Monumento do Carnaval, iniciou-se, oficialmente, o Carnaval mais Português de Portugal.

O Monumento do Carnaval de Torres Vedras 2012, com o tema “Deuses do Desporto”, foi inaugurado hoje dia 4 de fevereiro, na praça da República, pelas 11h00.
A inauguraçãofoi antecedida de um desfile, com partida da praça em frente ao Mercado Municipal de Torres Vedras e contou com vários elementos da Confraria do Carnaval, Ministros e Matrafonas, Fidalgos, grupo Ribombar e cabeçudos.

O Ribombar teve a seu cargo a animação do evento e encabeçou o desfile que uniu a Praça do Mercado Municipal com a Praça da República, como as fotos que se seguem documentam










Com 9 metros de altura, este monumento de caráter efémero materializa a sátira política e social, típicas do Carnaval torriense, e todos os elementos que dele constam se ligam ao desporto – tema escolhido pela Organização.

Para percebermos o princípio que orientou a criatividade dos nossos artistas, fica a memória descritiva desta peça de arte pública que ficará no centro da cidade exposta ao olhar e curiosidade de todos:
‘Neste Carnaval de Torres Vedras 2012, na magnífica arena olímpica, os Titãs despertaram para nos lembrar das vitórias humanas conquistadas pela força da vontade. Manifestações de poder físico emergem da rocha erguendo um enorme esférico de bronze, onde repousa a magnânima figura carioca do rei Pelé. Ele inaugura mais um Carnaval de samba e folia.
Aos seus pés, épicas estátuas fazem a ligação entre lendas antigas e modernas em esculturas dos mais poderosos deuses e heróis da mitologia olímpica. 
A força e a estratégia personificadas por estátuas em mármore polido de José Mourinho na figura de um tempestuoso Zeus, e uma merecida homenagem ao herói contemporâneo Cristiano Ronaldo, inesquecível guerreiro olímpico dos estádios com asas nos pés.
Michael Jordan toca os céus uma última vez enquanto fuma um puro cubano. Ayrton Senna eleva-se nas memórias das grandes lendas do desporto cujo único objetivo foi o teste aos limites humanos, o carro é uma máquina num êxtase de velocidade invertida que rasga os céus torrienses neste Carnaval.
A celebração da vitória tem a sua máxima ressurreição na figura térrea e imortal de Joaquim Agostinho.
FMI/ Troika abre Ginásio em Torres Vedras. Ilustres representantes do governo, Passos Coelho e Paulo Portas, dão o que podem para obterem resultados visíveis (há que emagrecer). Durão Barroso está preocupado em refrescar os seus meninos.

O Monumento do Carnaval de Torres 2012 tem 9 metros altura x 6,80 metros de largura e os materiais utilizados na sua construção foram, sobretudo, esferovite, a fibra de vidro, tubos metálicos, betumes, gesso, poliuretano.

A cerimónia foi marcada pelo recente anúncio do Primeiro Ministro de recusar a tradicional tolerância de ponto para a Função Pública na terça feira de Carnaval.
Assim, a organização do Carnaval de Torres, anunciou já uma manifestação junto à residência oficial, em S. Bento para o próximo dia 18, Sábado.
Partilhamos aqui vários depoimentos nesse sentido, veiculados pelos media, presentes na cerimónia de hoje.


Clique nos links para ver:


      SIC



O presidente da Câmara de Torres Vedras garante que a tradição vai manter-se











       RTP1


Torres Vedras promete contestação no Carnaval - País - Notícias - RTP

Sem comentários: