Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Concerto de Trompas Naturais

Decorreu no passado, dia 27, na igreja da Misericórdia,  em Torres Vedras um concerto da orquestra de trompas naturais Jagdhornbläser.Esta orquestra de trompas naturais, nasceu no seio de uma associação de caçadores de Heimsheim, uma cidade situada a 25 Km a oeste de Estugarda, Alemanha.
Trata-se de um género de trompas, sem qualquer tipo de chave ou piston, onde todas as notas são produzidas pelos lábios e pela lingua, logo, com um esforço e técnica que necessita de muito treino e prática diária.Depois de participarem nas suas caçadas, ainda arranjam tempo para a música, tocando este instrumento tradicional local que é um forte símbolo da cultura e identidade alemãs. Interpretam um reportório constituído por música sacra e tradicional. 
O grupo, oriundo da Alemanha, deslocou-se a Torres Vedras, por iniciativa de Américo Machado, português emigrado na Alemanha, com a colaboração de Pedro Carimbo e Renato Valente.
Foi um concerto muito interessante com peças de compositores franceses, austríacos e suíços, países onde, para além da Alemanha, estas trompas, têm inúmeros executantes.Américo Machado foi, ao longo do concerto, explicando alguns dos segredos do instrumento, bem como o repertório e as ocasiões em que o mesmo é executado.
Deixamos aqui alguns momentos do concerto em fotos e pequenos vídeos, cuja qualidade é baixa, uma vez que se trata de imagens captadas por telemóvel:












No dia seguinte, sábado 28, a orquestra atuou na Lourinhã, na sede da AMAL, também pelas 21.30 horas.
No domingo, dia 29, a orquestra novo concerto, desta vez no Cine-teatro do Sobral do Monte Agraço pelas 16.00 horas. 
Estes concertos contaram com a colaboração e o apoio dos municípios de Torres Vedras, Lourinhã e Sobral do Monte Agraço. Outras entidades  colaborantes são a ASSIM, a AMAL e a Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras. 
A estadia dos músicos é complementada com várias visitas pelos concelhos referidos e obviamente também com vários momentos de lazer e animação. Estão hospedados em Torres Vedras nas casas de alguns músicos torrienses. 



Sem comentários: