Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

domingo, 22 de abril de 2012

O Ritmo da Escola - 4º Encontro de Grupos de Bombos e Percussão de Escolas...


Realiza-se este ano, a 4ª edição do Encontro de Grupos de Bombos e Percussão de Escolas, evento  que decidimos intitular - O Ritmo da Escola.
Esta 4ª edição é organizada pelo Grupo Ribombar e pelo Agrupamento de Escolas Pe. Vitor Melícias, de Torres Vedras,  com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras.
Decorrerá em Torres Vedras no próximo dia 9 de Maio entre as 10h e as 14h. Do programa constam arruadas pelo centro histórico de  Torres Vedras seguidas de exibição no Largo do Mercado Municipal.
Cada grupo partirá de um local diferente, convergindo todos para este local - Largo do Mercado Municipal.
Chegados ao local cada grupo fará uma pequena exibição e no final todos os grupos tocarão, em conjunto, um ritmo simples(ex. Chula) ou algo que se combine entre os responsáveis.
Em seguida, desfilarão todos os grupos até à EBI Pe. Vitor Melícias - Escola sede do Ribombar, onde haverá nova exibição seguida de almoço.

Participam os seguintes Grupos:
Batucando - EB2,3 D. Pedro Varela - Montijo
Bunga Ritmo - EB1 nº1 da Abóbada - Cascais
Dagadágadá - EB2,3 de Alfornelos - Amadora
Eclodir Azul - Loures
Eco Sound - EB2,3 D. Domingos Jardo - Mira- Sintra
Escolábombar - EB2,3 de Amares - Braga
Miguel Torga - EB2,3 Miguel Torga - Amadora
Tocándar - Marinha Grande

Ribombar - Agrup. de Escolas Pe. Vitor Melicias - Torres Vedras - Organização

O Ritmo da Escola 
Ao intitularmos este evento de "O Ritmo da Escola",  queremos realçar a importância da atividade destes grupos, não só dentro da escola, mas sobretudo no seu papel, importantissimo de ligação às comunidades locais. São, na maioria dos casos, os embaixadores das escolas. Integram alunos de vários anos de escolaridade, permitindo a criação de laços entre grupos de alunos que normalmente não se relacionariam, como é o caso dos alunos dos 5º e 9º anos, por exemplo. Noutros casos, integram professores e até pais de alunos, facilitando o papel da cooperação entre a escola e a família. As famílias dos alunos envolvidos nestes grupos, acabam por estabelecer relações com a escola que, noutras circunstâncias nunca aconteceriam, bem como, tantas outras virtudes que seria fastidioso enumerar.
Nestas atividades as aprendizagens dos alunos, sejam do ensino regular, do ensino profissional ou até do ensino especial, são muito significativas, devido à forte motivação dos alunos. O Ritmo é um elemento da música onde a Matemática está presente como em nenhuma outra atividade e quando hoje se fala tanto em reforçar as aprendizagens matemáticas, desvalorizam-se e secundarizam-se as atividades expressivas onde a Matemática tem uma presença fortissima. Pelo caminho que as orientações governativas para a educação apontam, brevemente as escolas deixarão de ter espaço para clubes e atividades como a que estes grupos desenvolvem, por isso deixamos um apelo às comunidades, às autarquias e às direções das escolas, para que desenvolvam ações em defesa de uma escola onde as "expressões tenham expressão" ou corremos o risco de recuar ao tempo em que a cultura nas escolas se resumia a cantar o hino da mocidade portuguesa.

A escola só terá Ritmo se todas as áreas do saber estiverem presentes de uma forma equilibrada...
Parafraseando a figura mítica de Jesus Cristo: Nem só de pão vive o homem!...  

1 comentário:

Melaniekleine disse...

Achei a vossa ideia excelente!
Vai ser um espetaculo saudavelmente "barulhento" !
Toca a ribombar!
Toca a batucar!
Toca a Bungar!
Toca a Dagadágadár!
Toca a Azular!
Toca a EcoSoundar!
Toca a Tocandar!
Toca a Torgar!
Parabéns pela iniciativa!
--
FR

Ocorreu um erro neste dispositivo