Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Serões D'Aldeia... Em Alvoco da Serra


Depois de Loriga ter recebido os Serões D'Aldeia em 24 de Março, mostrando a tradição secular da Ementa das Almas, é a vez de Alvoco da Serra, com a sua Caminhada do Lampião.

A Câmara Municipal de Seia pretende preservar, valorizar e divulgar, no âmbito do Projeto das Aldeias de Montanha, algumas das suas tradições mais significativas. Para este efeito a autarquia, em colaboração com toda a comunidade, delineou para este território um plano de animação que se materializará nos denominados “Serões de Aldeia”, uma estratégia diferenciadora de valorização da identidade das populações, com base na riqueza e autenticidade das suas tradições, enquanto capacidade dos territórios se diferenciarem como destinos turísticos.


Nesta caminhada que seguirá o trajeto do "Giro da Água", cada participante, far-se-á acompanhar do tradicional lampião, para lhe iluminar o caminho, tal como o faziam aqueles a quem a água do "giro" calhava durante a noite. Uma vez que o giro não parava, se não regassem na hora estipulada, só teriam água para regar quando o giro desse a volta o que poderia levar uns bons dias.

Sem comentários: