Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Grupo de Cantares da EBI Pe. Vitor Melícias Revive a Tradição das Janeiras

Nos dias 5 e 6 de Janeiro o Grupo de Cantares da EBI Pe. Vitor Melicias, formado por elementos dos Grupos Som da Malta e Ribombar, reviveu a tradição das Janeiras, cantando em todas as Escolas e Jardins do Agrupamento. Para além disso, ainda cantou para a Direcção do Externato de Penafirme e terminou o dia de Reis no Arena Shoping, em Torres Vedras.
Foram dois dias cheios de música, alegria e doces, já que os anfitriões esmeraram-se nas recepções que fizeram ao Grupo.
Esta actividade contou, mais uma vez com o apoio da Junta de Freguesia e da ASAS (Associação de Solidariedade e Acção Social) de Ponte do Rol, que nos cederam as carrinhas para transportar o grupo.
As fotos que se seguem são demonstrativas das recepções calorosas com que receberam esta tradição revivida.

No 1º dia - 5/01/2010 foi a vez da EB1/ CAIC de Palhagueiras,
das EB1 Póvoa de Penafirme, Maceira, A-dos-Cunhados e Sobreiro Curvo dos JI da Póvoa de Penafirme, Maceira, A-dos-Cunhados e Sobreiro Curvo e, ainda a Direcção do Externato de Penafirme


No 2º dia - 6/01/2010 foi a vez do JI de Ponte do Rol, da EB1 de Ponte do Rol, JI da Ribeira de Pedrulhos, EB1 e JI da Fonte Grada, EB1 e JI do Paúl, JI da Boavista, EBI Pe. Vitor Melícias e, finalmente, o Arena Shoping



Na Câmara Municipal

No dia 8, Sexta-Feira foi encerrada a nossa jornada, na Câmara Municipal de Torres Vedras.
Às 11,30h, de acordo com marcação que havia sido feita, lá estávamos nós, a postos para, mais uma vez, cantarmos as nossas Janeiras. O Dr. Carlos Miguel, Presidente da Cãmara, juntamente com o Vice-Presidente, Carlos Bernardes e os Vereadores da Educação e do Urbanismo, receberam-nos cordialmente e, depois de, atentamente, nos terem ouvido, ofereceram-nos algumas canetas e um pequeno lanche, com Bolo Rei e sumos.
Encerrou-se assim, o nosso ciclo de Janeiras, neste ano de 2010.
Para documentar o momento, deixamos aqui um vídeo do evento.




Nota: Esta é uma tradição que me diz muito do ponto de vista pessoal. Desde muito cedo, em Loriga, minha terra natal, me habituei a andar de casa em casa, com o meu grupo de amigos a cantar as Janeiras. Por vezes, mesmo contra a vontade dos meus pais, lá me escapava um pouco, depois do jantar, para ir para a "pedincha" como dizia o meu pai.
Mais tarde, já com 16/17 anos, estive ligado aos grupos que iniciaram a prática das Janeiras mais institucionais, com o Grupo Coral dos Jovens e o Grupo dos Escuteiros.
Esta prática, veio, aliás, criar raízes, já que durante muitos anos as mordomias das Festas de Santo António e de S. Sebastião utilizaram o "Cantar das Janeiras" como fonte de financiamento.

Sem comentários: