Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Grupo de Cantares "Amanhã" em Lisboa em 1990...

Fomos ao Baú das recordações desencantar esta actuação, por sinal a última, do Grupo de Cantares "Amanhã".
Em 1990, há precisamente 20 anos, desenvolvia a minha actividade na ANPEB - Associação Nacional de Professores do Ensino Básico.
Enquanto professor destacado nesta Associação, estavam-me atribuidas funções de dinamização de actividades culturais e recreativas, bem como a coordenação do Centro de Recursos que havíamos criado na sede de Lisboa, na Rua Pascoal de Melo.
Havia de ser também aqui, devido aos recursos existentes que, dois anos mais tarde, nasceria o Garganta de Loriga.
Mas falemos do Grupo "Amanhã"...
Um dos projectos que apresentei nesse ano foi o da realização de um Espectáculo de Musica Tradicional Portuguesa.
Aprovado o projecto, havia que fazer os contactos e assegurar as condições de logística, para a realização do mesmo. Assim, para abranger várias regiões do país, contactei o Grupo de Pauliteiros dos Professores de Miranda, o Rancho Etnográfico da Idanha-a-Nova, a Orquestra Típica Albicastrense, o Grupo de cantares "Amanhã" e para encerrar o espectáculo, o Pedro Barroso.
O Grupo "Amanhã" estava já muito desfalcado, devido a alguns problemas que haviam surgido, mas o meu tio, António Ascensão, mentor e responsável do grupo, garantiu-me que arranjaria gente suficiente para este compromisso.
E, foi assim, que o Grupo se juntou, de novo, para a actuação no Teatro S. Luis. Esta foi, de facto, a última actuação deste grupo que divulgava a música de Loriga.
O espectáculo foi registado em video pela ANPEB, ainda em VHS.
Há muito tempo que tínhamos a intenção de o passar para o formato digital. Só agora surgiu essa oportunidade.
Apesar da fraca qualidade da imagem, entendemos que o essencial, a música, tem audibilidade razoável e, portanto, como documento histórico, pensamos ser interessante divulgar esta relíquia.
Por outro lado, aproveito para prestar, assim, mais uma homenagem ao Mestre Ascensão que, para além de todo o trabalho de recolha dos temas, ainda se preocupou em formar um grupo que os divulgasse por esse país fora.
É que depois deste "Amanhã", surgiriam outros grupos a divulgar a nossa música. São exemplos disso o Novo Horizonte, em Loriga, o Arco-Íris, Malhapão e Eira da Pedra em Sacavém, no âmbito da ANALOR. Ainda, o Trova Nossa, projecto que liderei na Casa Pia de Lisboa e, mais recentemente o "ComCordas" que inclui no seu repertório algumas das suas recolhas.
Eis o primeiro de alguns temas interpretados pelo grupo neste espectáculo:

À Entrada de Loriga




Um outro vídeo, com a entrega de lembranças e mais um dos temas apresentados:

Adeus Terreiro do Fundo

Sem comentários: