Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Parabéns!... Pelos 104 anos ao Serviço da Cultura Musical de Loriga.


Não é todos os dias que se comemoram 104 anos!...
Poucos são os seres humanos que se podem gabar de ter atingido esta provecta idade. No entanto, instituições há, que perduram ao longo de anos e anos, séculos e até milénios.
A Sociedade Recreativa e Musical Loriguense, fundada em 1 de Julho de 1906, é uma das instituições que já ultrapassou um Século de existência, pelo que atingiu um estatuto que também lhe confere uma responsabilidade acrescida.
Responsabilidade que, ao longo dos anos, lhe permitiu ser a grande embaixatriz de Loriga, pelos quatro cantos do país e até no estrangeiro, como aconteceu com a sua brilhante actuação no Luxemburgo, para a comunidade portuguesa, em geral e para a loriguense, igualmente numerosa naquelas paragens, em particular.

A sociedade Recreativa e Musical Loriguense comemorou este aniversário no passado dia 4 de Julho, Domingo, com uma Missa Solene e um Almoço convívio que juntou músicos, ex-músicos e população em geral.
Os Blogues de Loriga publicaram inúmeras fotos do evento. No entanto, tomei a liberdade de editar e publicar aqui três delas, retiradas do Blogue Tudo por Loriga


O Bolo do Aniversário

O Ti António da Santa (Sax Tenor) e o Ti Mário Lapeiro (Bombardino), dois dos ex músicos mais emblemáticos da Banda de Loriga, ao longo de quase 50 anos


O meu tio António, irmão do meu pai, que dedicou 40 anos à Banda de Loriga e mais seis à de Carragosela, aqui acompanhado pelo Joaquim Gonçalves de Moura, Presidente da Banda na altura do Centenário


Pois, nesta passagem do 104º Aniversário, não quero deixar de prestar a minha sentida homenagem a esta importante instituição loriguense, à qual também me ligam laços de união familiar, pois por lá passaram, o meu avô, o meu pai, alguns dos meus tios e vários primos, como o António Luís de Brito, que foi Maestro da Banda entre 1969 e 1974.



No entanto, o expoente máximo desta representação familiar, foi o saudoso Mestre António Ascensão, irmão mais velho da minha mãe, que regeu a banda nos períodos de 1949 a 1953, de 1962 a 1965 e de 1982 a 1987.

Na sua última passagem pela regência da banda, deixou um importante legado na instituição, pois foi o criador da Escola de Música da Banda, recurso sem o qual a mesma não teria no futuro o êxito que hoje se conhece. O seu último contributo foi a Marcha do Centenário, interpretada no dia da comemoração por 8 bandas em simultâneo.
Ele esperava poder ser o regente nesta ocasião, mas infelizmente, tal não foi possível, pois deixou-nos, alguns meses antes.


video
No dia da comemoração, as 8 Bandas presentes executaram a Marcha do Centenário em simultâneo
Clique para ver o vídeo


Aqui ficam duas fotos que encontrei publicadas no Blogue: Filha de Loriga
Fotos de formações da banda que o meu pai integrou, já que a sua participação foi um pouco intermitente. O Regente era, nesta altura, o avô da autora do referido Blogue, o Sr. António Ramalho.

Clique nas imagens para ampliar
Fotos do Blogue:Filha de Loriga


Por outro lado, também gostaria de divulgar aqui um excerto da passagem da nossa banda pela localidade em que resido, Ponte do Rol.
A Ponte do Rol tem uma banda muito jovem. Acabou de comemorar o 10º Aniversário.
Assim, na altura da comemoração do Centenário da Banda de Loriga, em conversa com o Maestro Pedro Carimbo, da Banda Ponterrolense, achámos que poderia ser interessante para uma banda tão jovem participar numa comemoração de uma congénere com aquela idade. Estabelecidos os contactos, ficou assegurada a presença na dita comemoração com um importante contributo da ANALOR que apoiou a deslocação desta banda a Loriga.
A Banda da Juventude Musical Ponterrolense foi a única banda participante de fora do Concelho de Seia.




A Banda de Ponte do Rol em Loriga na Comemoração do Centenário

No ano seguinte, foi a vez de a banda de Loriga retribuir a visita. Assim, por ocasião do Aniversário da ASAS - Associação de Solidariedade e Acção Social, instituição à qual a banda ponterrolense pertence, a Banda de Loriga foi a convidada de honra.
Após uma Cerimónia de Boas Vindas no adro da Igreja, que contou com a presença do Presidente da Câmara de Torres Vedras, Dr. Carlos Miguel, seguiu-se um Concerto pelas duas bandas no Salão Paroquial.
O video que aqui apresentamos recorda o momento da execução de uma Marcha, pelas duas bandas, em simultâneo, com a regência, alternada, dos dois Maestros.

1 comentário:

José Pinto disse...

Olá Professor
No que à sua genealogia diz respeito, estamos conversados: uma família de músicos, sempre ao serviço da arte da música!
Esta sua postagem presta um grande tributo à Banda de Loriga, uma filarmónica muito prestigiada na nossa região e no país. Em Agosto, cá a teremos a animar as festas de Nossa Senhora de Nazaré, em Cabeça.

Ocorreu um erro neste dispositivo