Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Crónicas de Férias... Entre Serranias e o Vale do Lima - Percurso Pedestre

Regressado de férias, é tempo de retomar a actividade "bloguista", tal como havia prometido.
Entretanto, sempre que a oportunidade surgiu, ainda fui publicando qualquer coisa durante o meu período de lazer.
Mas... de volta a casa, muitas foram as fotos que houve que organizar, já que a câmara fotográfica foi a minha companheira durante esse período.
E retomo a actividade com a sugestão de um Percurso Pedestre interessantíssimo que realizei durante a minha estadia por terras do Alto Minho. Mais concretamente em Touvedo - S. Lourenço, Ponte da Barca.
Ora, o Percurso que eu baptizei de "Entre Serranias e o Vale do Lima", inicia-se em Touvedo - S. Lourenço, junto à Igreja, ao Km 44 da Estrada Nacional nº 203, que Liga Ponte da Barca ao Lindoso e a Espanha. Percorrem-se cerca de 850m na EN, em direcção a Ponte da Barca e, sensivelmente, ao Km 43,150, começamos a subir por uma estrada que encontramos do lado esquerdo. Esta é a parte mais difícil do percurso, uma vez que se fazem perto de 5Km sempre a subir por uma estrada de terra batida até ao cimo do monte, onde encontramops a capela de Sto António de Cotinho.
A vista do alto do monte é deslumbrante sobre o Vale do Lima. Mas também o é do lado de Vila Nova de Muía, freguesia contígua. Avistam-se daqui o Gerês, a Peneda, a Serra Amarela, numa sequência ordenada de montes como se se tratasse de uma escadaria. O Lima corre sereno no fundo do Vale. A paz que se desfruta neste local, faz-nos recobrar energia para o que falta do percurso. A partir daqui a caminhada é muito mais fácil porque é quase plana ou com alguma inclinação descendente até chegarmos novamente a Touvedo, seguindo sempre por uma estrada de terra batida que nos leva ao Lugar da Torre, junto ao depósito das Águas do Minho e Lima.
Daqui continuamos sempre a descer até à Igreja, passando pelos vários lugares da Freguesia.
É um percurso que pode durar entre duas horas a duas horas e meia, dependendo do ritmo e da vontade dos caminhantes.
O percurso pode, também ser realizado em BTT, uma vez que se desenvolve sempre em estrada. Sugerimos, no entanto, que se inverta, neste caso, uma vez que a subida é muito íngreme e, esta parte feita em descida será um exercício muito mais radical.
Aconselhamos, vivamente, a quem visite estas paragens a realização deste bonito percurso. As fotos que se seguem, captadas ao longo do percurso, são a prova de que não existe exagero na adjectivação que usei na descrição do mesmo.

Sem comentários: