Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Crónicas de Férias.... Festival Folk Celta em Ponte da Barca


Depois de alguns dias em Loriga, na Serra da Estrela, no Domingo, dia 15 de Agosto, rumámos ao Alto Minho... Touvedo - S. Lourenço, Ponte da Barca.
Nessa noite estavam programadas as actuações dos portugueses "Lufa Lufa" e dos Galegos "Luar na Lubre", no encerramento de mais um festival Folk Celta.
Há muito que desejava ver um concerto do grupo galego, ao vivo. Sendo um fã incondicional do grupo, há muitos anos, não tinha tido, ainda, a oportunidade de assistir a um concerto.
A ansiedade era enorme e desde cedo me acomodei no recinto do "Choupal" onde decorreria o concerto.
A primeira surpresa agradável surgiu quando me comecei a envolver com a sonoridade muito agradável e interessante dos "Lufa Lufa".

A concertina ecoava nas margens do Rio Lima e a percussão enquadrava-se na perfeição naquele conjunto harmónico... até que.... surpreendentemente começaram a soar os copos, naquele seu timbre característico, numa sequência ritmada, marcada pela cadência da concertina.
Brilhante! Pensei. Quem se lembraria de juntar uma concertina e copos de vidro?
Mas que harmonia!!!

Chegou, finalmente, a hora do grupo esperado. Estavam em palco os "Luar na Lubre", com a sonoridade Celta bem característica, apoiada em instrumentos como a Gaita de Foles, o Buzuki, a Tin Wistle,o Bodhran, o Pandeiro e a bonita e inconfundível voz da portuguesa Sara Vidal.
O espectáculo não defraudou as minhas expectativas, antes as superou.
Aqui partilho algumas fotos e vídeos do Festival.



Também se partilha um vídeo com alguns dos momentos da actuação dos "Luar na Lubre". A qualidade do vídeo é baixa devido ao facto de as imagens serem captadas por telemóvel.



Sem comentários: