Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

domingo, 5 de setembro de 2010

Crónicas de Férias.... A Romaria de S. Bartolomeu em Ponte da Barca

Todos os anos entre os dias 18/19 e 24 de Agosto ocorre uma das maiores Romarias do Alto Minho: A Romaria de S. Bartolomeu, em Ponte da Barca.
Há já mais de uma década que participo neste grande evento e não me canso de recomendar aos meus amigos que visitem a bonita vila por esta altura.
Para além da beleza natural, das paisagens contrastantes, dos vales e das serranias, também a gastronomia é um bom motivo para visitarmos Ponte da Barca por ocasião da sua principal Romaria.
Do programa, destaco a "Noite das Rusgas", sem dúvida, um marco nestas festividades que realçam a essência do povo e da "festa", na verdadeira acepção do termo. Aqui sublima-se a espontaneidade de cada um e do grupo a que pertence ou ainda vai pertencer. Sim, que também há lugar a muito improviso, neta noite.
Este é o "Arraial Popular" no seu auge, com tudo o que tem de característico desta região: A Dança - viras, chulas, canas verdes... A Música - concertinas às centenas, cavaquinhos, braguesas, reco-recos, castanholas... A Tertúlia - o convívio e a amizade são reis numa noite que tarda em chegar ao fim.
Depois, destaco a noite dos "Cantares ao Desafio". Só mesmo no Minho se pode ver uma praça apinhada de gente para, durante uma noite inteira, ouvir meia dúzia de cantadores, quase sempre com a mesma melodia, a cantar ao desafio. E, o desafio é mesmo este, aguardar para ver quem se desenvencilha melhor dos temas propostos, ou consegue com mais humor, por vezes muito brejeiro, responder, à letra, ao desafio do seu oponente.
Também merece destaque o Cortejo Etnográfico, onde, com orgulho e criatividade, as várias freguesias e as suas associações, mostram o que de melhor têm, ao nível da cultura e das tradições.
Aqui fica um vídeo ilustrativo do Cortejo deste ano:


Contudo, o momento mais esperado é sempre o da Procissão, que, de certa forma, marca o encerramento da Romaria.
Também aqui, todo o concelho se une em torno da sua festa máxima. Os santos padroeiros das freguesias, são trazidos, nesse dia para, também eles se juntarem à magnifica e grandiosa Procissão do S. Bartolomeu.
E, embora à noite haja o Festival de Folclore e o fogo de artifício, podemos dizer que a Romaria terminou com a procissão.
Para o ano voltaremos de novo, certamente com renovado espírito e mais motivos de interesse.
Parabéns Ponte da Barca!...


Pode ver mais fotos deste evento em:

e

Sem comentários: