Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

sábado, 13 de novembro de 2010

Sessão Solene de Abertura do Ano Lectivo do Agrupamento de Escolas Padre Vitor Melícias...


A Casa da Cultura da Ponte do Rol esteve repleta com a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas padre Vítor Melícias, que assinalou a abertura de mais um ano lectivo com um serão de variedades e a entrega dos diplomas de mérito aos alunos que se distinguiram no passado ano.
Abriu a Sessão, a Dra. Teresa Carmo, Adjunta do Director, que justificou a ausência deste por motivos de saúde.
Aproveitamos o ensejo para lhe desejar rápidas melhoras...
A sessão teve lugar na noite da passada sexta-feira, dia 5 de Novembro.


À hora marcada, começaram a ouvir-se os bombos e as gaitas de foles do grupo Ribombar, como que a chamar a atenção para o início do sarau. A inclusão das gaitas de foles foi uma novidade e a ocasião foi aproveitada pelo professor responsável para sensibilizar os presentes para colaborarem na aquisição de novos instrumentos.



Também a Associação de Pais da EBI padre Vítor Melícias marcou presença divulgando a sua acção, dando conselhos aos pais e angariando novos sócios.

Mas a noite era de festa e pelo palco passaram inúmeros alunos, professores e encarregados de educação com representações teatrais, música, dança e ainda vídeos que mostraram as diversas actividades, a começar pelas dos mais pequeninos que, face ao adiantado da hora, não estiveram presentes fisicamente.

Depois dos Bombos e das Gaitas de Foles, uma das imagens de marca do nosso Agrupamento, o Clube dos Contadores de Histórias, representou, com brilhantismo, a peça, "O Quadro Falador" de Margarida Fonseca Santos.



Seguiram-se as apresentações do Pré escolar, com um pequeno vídeo ilustrativo das suas actividades e do 1º Ciclo.


O 1º Ciclo esteve representado por dois grupos corais, de alunos da EBI Pe. Vitor Melícias e por um corajoso e bem ritmado grupo de dança, de Encarregados de Educação da EB1 da Maceira. Este grupo poderá servir de exemplo a outros que, certamente, não deixarão de participar em futuros eventos, provando que a participação dos pais se pode fazer de muitas e variadas formas, com o mesmo sucesso, mostrando a vitalidade da nossa comunidade educativa.

A apresentação do Desporto Escolar, teve lugar em seguida com uma bonita coreografia, representando as várias modalidades, Golfe, Natação, Andebol e Ténis de Mesa, acompanhada da apresentação de fotos das actividades.


Antes de encerrar a 1ª Parte, ainda pudemos ouvir a Margarida Antunes, uma aluna com créditos firmados nestas ocasiões, por ser detentora de uma belíssima voz e assistir a mais um pequeno vídeo que ilustrava as actividades desenvolvida pelo PES - Programa de Educação para a Saúde.

A 2ª Parte abriu com a apresentação dos Clubes Bué D'Artes e do Clube Europeu. Pelo meio, mais um vídeo a mostrar 11 anos de actividades no âmbito do Projecto Eco Escolas.




Também os nossos Cursos de Educação Formação - CEF's, não foram esquecidos e o CEF de Cozinha apresentou-nos uma demonstração da confecção de biscoitos, enquanto o CEF de Electricidade, apresentou um pequeno "sketch" em que simulava a resolução de um problema numa instalação eléctrica. Entre estas duas apresentações pudemos ouvir a Beatriz Marques, outra das alunas que, nestes eventos, nos deliciam com as suas bonitas vozes a solo.


Seguiu-se a apresentação de mais um Clube, a Companhia das Artes. E o espectáculo encerrou como havia começado, com o Clube da Música, desta vez com o Grupo Som da Malta que, em conjunto com os Contadores de Histórias, nos apresentaram três RAP's e uma representação.



Foram entregues os diplomas de mérito aos melhores alunos de cada ano. Estes destinaram-se não só a premiar o desempenho dos alunos de excelência, mas também a motivar todos os alunos a alcançarem bons resultados em mais um ano lectivo.
Lista dos alunos que foram distinguidos:

Ano/Turma

Nomes

5ºA

David Marques

5ºA

Maria Beatriz Bernardes

5ºA

Miguel Cunha

5ºB

João Avelar

6ºA

Gonçalo Passos

6ºA

Jhenison Beloni

6ºA

Marco Correia

6ºB

Margarida Antunes

6ºB

Bebiana Martins

6ºB

Carolina Francisco

6ºC

Joana Boaventura

7ºA

Patricia Moreira

7ºB

Cristiano Esteves

7ºB

Kevin Rocha

7ºB

Sara Rocha

7ºB

José Gabriel

7ºC

Daniela Rodrigues

7ºD

Pedro Avelar

8ºA

Ana Rita Andrade

8ºA

Ana Margarida Freitas

8ºB

Daniel Vitorino

9ºA

Ana Marta Cunha

9ºA

Laura Antunes

9ºA

Jessica Santos

9ºB

Pedro Teodoro

9ºB

Lucas Barros

A sessão foi ainda aproveitada para entregar certificados a um conjunto de alunos que realizou com sucesso uma exame de Francês, promovido pela Aliance Française.

Digno de registo foi o espírito familiar com que todo o serão decorreu, mostrando positivamente o trabalho desenvolvido com toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas Padre Vitor Melícias.

Veja mais fotos deste evento:


Sem comentários: