Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

sábado, 5 de junho de 2010

Touvedo ( S. Lourenço) Ponte da Barca - A Tradição dos Romeiros da Srª da Saúde



Foi com alguma perplexidade que, há uns tempos atrás, me vi envolvido com esta tradição dos Romeiros.
Por aquilo que conhecia da tradição das "Romarias" e das promessas que cada uma envolve, não imaginava que pudesse haver uma como a que aqui vos relato.
Trata-se de uma tradição muito peculiar, uma vez que alguém faz uma promessa envolvendo terceiros e, como tal, tem de recrutá-los para cumpri-la. Tarefa que, nem sempre se revela fácil.
Touvedo (S. Lourenço) freguesia do concelho de Ponte da Barca, venera, no primeiro Domingo de Agosto a Srª da Saúde.
Alguém prometeu à Srª da Saúde que se lhe fosse concedida uma graça, relativamente à saúde de uma neta, lhe levaria até à capela um grupo de Romeiros.
A particularidade desta tradição é que os Romeiros aqui teriam que ser crianças de idades aproximadas à da neta da promitente.
Assim, na data aprazada, foram recrutadas algumas crianças que juntamente com a neta da referida e alguns adultos, iniciaram a "Romagem" até à capela da Srª da Saúde.
A caminhada era interrompida em determinados pontos, para se dar cumprimento ao ritual que passava por cantar algumas quadras de uma espécie de "ladainha" cantada e algumas orações.
Aqui deixamos o texto dessa "ladainha" bem como algumas quadras cantadas com a melodia utilizada neste ritual.


Veja o video e ouça um excerto do Cântico deste Ritual

Sem comentários: