Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Atelié de Ritmos e Tradições em Ponte do Rol - Centro de Dia da ASAS






Realizou-se mais um dos Ateliés previstos, no âmbito deste projecto. Desta vez foi no Centro de Dia da ASAS - Associação de Solidariedade e Ação Social de Ponte do Rol.
O Atelié decorreu com grande interesse por parte dos utentes desta instituição, que participaram de forma alegre e entusiástica, como se pode comprovar pelas imagens recolhidas na ocasião e que aqui partilhamos.




Apresentação do Projecto:
Desenvolve-se em sessões de, entre 90m a 120m em que os participantes têm contacto com alguns dos ritmos tradicionais, com os quais estão familiarizados ( Chula, Vira, Malhão, Fandango, Verde Gaio, etc...)
Haverá, também uma apresentação de alguns dos nossos instrumentos: Concertina, Acordeão, Cavaquinho, Bandolim, Flautas Tradicionais, Gaita de Foles, Gaita de Beiços, Reco-Reco, Sarronca, Cântaro com Abano, Adufe, Chincalho, Tréculas, Castanholas e outras percussões.
Após a audição de temas tradicionais, muito populares, executados pelos instrumentos melódicos, serão sugeridos alguns gestos rítmicos, aos utentes mais autónomos de cada instituição, que posteriormente se estenderão aos instrumentos de percussão.
Destes exercícios poderá resultar um pequeno grupo em cada instituição que participará, numa apresentação, com as mesmas melodias trabalhadas em cada Atelié, que terá lugar no encerramento da Festa de Outono, onde os vários grupos se juntarão num só, mais alargado, que executará uma ou duas peças com base no trabalho efectuado.
Para tal, as equipas de animação de cada instituição, terão um papel importante de coadjuvação em cada atalié, para depois poderem ministrar as sessões de prática (ensaios) com vista à apresentação geral.
Esta apresentação contará também com instrumentos de percussão preferencialmente construídos pelos participantes. São instrumentos de construção pouco complexa, com materiais de desperdício como garrafas  de água, embalagens de iogurte, pedaços de madeira, caricas e outros.

Sem comentários: