Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

sábado, 5 de novembro de 2011

Fim de Semana de Convívio Regionalista em Loriga...


No passado fim de semana, 29 e 30 de Outubro, as duas associações regionais sediadas em Sacavém, a ANALOR - Associação dos Naturais e Amigos de Loriga e a LAMSD - Liga dos Amigos da MIna de S. Domingos, deslocaram-se a Loriga, para aí realizarem, como vem sendo hábito nos últimos anos, uma Caminhada Convívio.
No Sábado, por volta das 8h, partiram de Sacavém os dois autocarros cedidos pela Câmara Municipal de Loures, um para cada associação. O Almoço estava agendado para o Parque de Merendas do Senhor das Almas, já com a Serra da Estrela, à vista. Aqui encontrámos um belíssimo espaço verde, apropriado para este tipo de iniciativas. Alentejanos e Serranos partilharam, para além do espaço, a alegria de estarem juntos nesta jornada de convívio regionalista.   

Após o almoço rumámos à Sra do Desterro, em S. Romão, para aí visitarmos o Museu da Electricidade, recentemente inaugurado, instalado na antiga Central Elétrica da Sra do Desterro, que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Seia e a EDP.
Partilhamos aqui um video com as fotos do almoço e da visita ao Museu.

Ao jantar estava-nos reservada uma excelente chanfana, servida aos dois grupos em diferentes restaurantes. Tendo em conta que, as salas não têm tamanho suficiente, para albergar um grupo tão numeroso, o grupo da ANALOR ficou no Restaurante Império, enquanto o grupo da LAMSD foi acomodado na Churrasqueira Serrana.
Após o jantar, no Salão dos Bombeiros de Loriga, onde decorria a 1ª Feira Solidária de Outono, teve lugar um convívio animado pelo Teclista José Manuel Alves, Loriguense radicado em Sacavém.






No dia seguinte, Domingo, dia 30, logo pela manhã realizou-se a Caminhada esperada.
Foram programados dois percursos a partir das Rotas da Broa, desenhadas no âmbito da Confraria da Broa e do Bolo Negro de Loriga, no ano passado.
Um, para gente mais experimentada nesta atividade, que desenhámos em cima da já existente Rota do Milho em Terras de Xisto, que une as freguesias de Loriga e Cabeça, percorrendo o Vale da Ribeira de Loriga. Seguimos esta rota até ao Serapitel, tendo feito um desvio para ir conhecer o Poço da Broca. Mas, ao invés de continuar até à Cabeça, regressámos a Loriga pelo estradão que passa por cima do Torno, em direção ao Porvelho e à Campa, vindo sair à estrada do Chão do Soito, passando pelo Caixão da Moura até ao cemitério.
O outro percurso, mais curto, seguiu a já existente Rota da Eira, mas continuando até à Sra. da Guia, local aprazado para o encontros dos dois grupos. Este, passa pela Ponte Romana, Resteves, Eira do Mendes, Canada, Ribeiro da Ponte, contornando a vila, até ao Avenal, seguindo pelo Tapado até às  Montesinhas e subindo ao recinto da Sra. da Guia.
Como o grupo do percurso longo se atrasou um pouco em relação ao tempo previsto, deslocámos o ponto de encontro para junto do cemitério.
Após o encontro, os dois grupos seguiram num só, até à vila, tendo, entretanto, dispersado na ponte do Porto.
Voltariam a juntar-se no Restaurante "O Vicente", para retemperar forças com um excelente almoço cuja ementa, previamente combinada, era constituida por Calhorras à Moda de Loriga. Para a sobremesa, estava guardado o habitual Arroz Doce com Leite Creme.
Partilhamos aqui um video com as fotos dos dois percursos e do almoço:


Após o almoço, era altura para nos despedirmos de Loriga e regressar a Sacavém. No entanto, a viagem de regresso, obedeceu a um itinerário diferente do da ida. Desta vez, subimos à Torre pela Estrada de S. Bento - EN 338, tendo descido à Covilhã em direção à A23 e, posteriormente a A1.
Foi uma jornada muito interessante durante a qual se estreitaram os laços que unem estas duas organizações há largos anos. 

Sem comentários: