Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

sábado, 8 de janeiro de 2011

No Agrupamento de Escolas Pe. Vitor Melícias, Pelo 5º ano consecutivo, cumpriu-se a tradição das Janeiras...

Tal como vem acontecendo desde há cinco anos, o Clube da Música da EBI Pe. Vitor Melícias, juntou elementos dos dois grupos, Som da Malta e Ribombar e formou o Grupo de Cantares da EBI que durante a semana que agora termina, cantou as Janeiras em todas as Escolas e Jardins de Infância do Agrupamento, tendo ainda estendido a tradição, às Juntas de Freguesia de Ponte do Rol e S. Pedro e Santiago, à ASAS de Ponte do Rol, ao Hospital de Torres Vedras, ao Externato de Penafirme, ao Arena Shopping e à Câmara Municipal.
Mais uma vez, a colaboração da Junta de Freguesia de Ponte do Rol e da ASAS de Ponte do Rol foi essencial, na cedência das carrinhas que transportaram o Grupo. O nosso, muito obrigado!
Este ano, tendo em conta a necessidade da aquisição das Gaitas de Foles para os "Novos Gaiteiros de Torres Vedras", lançámos um desafio às escolas do Agrupamento: se cada aluno contribuisse com uma moeda, poderíamos, mais facilmente alcançar o nosso objectivo. Por outro lado, as Janeiras são uma tradição que apela à generosidade e à solidariedade, par determinadas causas. Esta foi a causa que escolhemos este ano.
A generosidade dos nossos alunos e dos respectivos pais rendeu cerca de 340€ que desde já agradecemos.
O objectivo ficou mais próximo, embora necessite de outras iniciativas, algumas delas já em curso, para ser alcançado.

No dia 4/1/2011, iniciámos esta aventura seguindo esta sequência: Junta de Freguesia de Ponte do Rol, JI de Ponte do Rol, a turma do 1º ano, no Salão Paroquial, as turmas do 2º e 3º anos, na EB1 de Ponte do Rol e turma do 4º ano na EB1 da Gondruzeira, JI de Ribeira de Pedrulhos, ASAS de Ponte do Rol, JI e EB1 de Fonte Grada, EB1 de Paúl, JI de Paúl, Junta de Freguesia de S. Pedro e Santiago e CAIC/JI da Boavista.
A fotógrafa de serviço, foi a Assistente Operacional, D. Emília, que também fez de motorista de uma das carrinhas e que foi um elemento importantíssimo na nossa logística. Os nossos agradecimentos também a ela.
Com as fotos recolhidas no 1º dia elaborámos um vídeo que ilustra como se viveu a tradição nos diversos locais por onde passámos.


No dia 5/1/2011, visitámos as seguintes escolas e JI's: Externato de Penafirmel, Sala do JI do Externato, JI e EB1 da Póvoa de Penafirme, EB1 da Maceira, EB1 de A-Dos-Cunhados, JI de A-Dos-Cunhados, EB1 de Sopbreiro Curvo, JI de Sobreiro Curvo, CAIC e EB1 das Palhagueiras, terminando na escola sede do Agrupamento a EBI Pe Vitor Melícias.
Com as fotos recolhidas neste dia elaborámos, também, um vídeo que ilustra como se viveu a tradição nos diversos locais por onde passámos.


Na EBI, a APVM Tv registou o momento e deixamos aqui o vídeo:


Sem comentários: