Iniciou-se hoje o Ciclo de Conferências, associado à Exposição Memórias com Alma - de Loriga a Sacavém, que, como noticiámos se encontra patente no Museu da Cerâmica, em Sacavém, até ao próximo dia 31 de Maio.
A Conferência de hoje:
“Loriga e Sacavém, histórias que se cruzam - os fios do tempo no tear da História” foi apresentada pela loriguense, Doutora Maria Lúcia de Brito Moura, doutorada em História Contemporânea pela Universidade de Coimbra e membro do CEHR/Universidade Católica Portuguesa e moderada pelo Dr. João Carreira.
Foi feita uma abordagem histórica à vida quotidiana das gentes de Loriga no séc. XIX e primeira metade do séc. XX.
Períodos importantes da nossa memória colectiva como a Guerra Civil entre Absolutistas e Liberais e a consequente extinção do Município de Loriga, o inicio da Industrialização, a Implantação da República, a epidemia de tifo, os movimentos operários, o fluxos migratórios para o Brasil e para a Cintura de Lisboa, com especial incidência em Sacavém, o período da 2ª Guerra Mundial e a exploração do minério, o Estado Novo e os movimentos da Acção Católica, foram analisados pela conferencista, à luz de documentos que ilustram as vivências dos loriguenses em cada um destes períodos.
Foi uma conferência bastante rica do ponto de vista da compreensão do que foram as gentes de Loriga e como viveram estas diversas situações da nossa história.
Conhecer e reflectir sobre esta realidade, pode ajudar-nos a compreender melhor o presente da nossa terra e perspectivar o futuro com um outro olhar. Um olhar que, necessáriamente, deverá ter em conta a realidade nacional e internacional, mas incidindo nas potencialidades, que Loriga, enquanto comunidade, possui e poderá aproveitar, para se afirmar numa economia global, com a genuinidade das suas gentes e das suas tradições.
Aqui deixamos um conjunto de fotografias da Conferência e da Exposição.
Sem comentários:
Enviar um comentário