Tal como havia sido anunciado, no dia 7 de Janeiro, pelas 19 horas, no final da Missa Vespertina, teve lugar o primeiro de dois Concertos de Reis, agendados para este fim de semana. O segundo ocorreria na Igreja da Misericórdia, no dia seguinte, Domingo, pelas 17 horas.
Com a Igreja de Ponte do Rol quase lotada,o concerto inicio-se com um cortejo, ritual que viria a repetir-se no dia seguinte. Na Ponte do Rol, iniciámos na entrada da Igreja, mas em Torres Vedras, à semelhança do que havíamos feito no ano transato, iniciámos na rua, demos a volta pela Praça da República e dirigimo-nos para a Igreja repleta de gente. Aqui não houve lugar para todos. A alternativa foi assistir ao concerto em pé.
O Rufos & Roncos abriu os concertos com o Cântico Bendizemos o Teu Nome, tema que normalmente os Gaiteiros tocam nos cortejos religiosos dos Círios, por toda a Região Oeste. Daí que também tenhamos optado por abrir os concertos com cortejos incorporando os elementos dos três grupos.
Dia 7 Dia 8
Dia 7 Dia 8
O Rufos, continuou com o tema natalício Glória In Ecxelsis Deo.
Seguiram-se três temas interpretados pelos Coros Infantil e Juvenil da Cidade de Torres Vedras:
Los Gallos Cantan, tema Popular de Castilla com Arranjo de Antonio Russo
Novamente o Rufos & Roncos, com o tema Entrai Pastores Entrai, com Gaita Transmontana e percussões. Em ambos os dias este tema foi executado no coro das respetivas igrajas, surpreendendo assim os presentes.
Dia 7 Dia 8
Dia 7 Dia 8
Voltaram os Coros Infantil e Juvenil, para mais três peças:
Chacota do Menino de F. Lopes-Graça
O choro do Menino de F. Lopes-GraçaDorme, Dorme, meu Menino, com Arranjo de Gonçalo Lourenço
Dia 7 Dia 8
A peça seguinte, um tema alentejano de Campo Maior, Ó Meu Menino Jesus, cantados pelos elementos Masculinos do ComCordas com acompanhamento de flauta, cavaquinho e percussões, destaque especial para a utilização da Sarronca, típica neste tema, pelos Rufos & Roncos.
Os Coros Infantil e Juvenil, entoaram duas peças em Inglês:
Every Sing Freedom, Espiritual Negro
Sweet Little Jesus Baby de Pekka Sipila
Já a caminhar para o fim dos concertos, juntaram-se todos os grupos para em conjunto cantarem o Adeste Fideles e a encerrar o Medley de Natal, com Arranjo de Pinto Gonçalves, preparado e ensaiado, para estes concertos.
Partilhamos aqui dois videos com momentos altos dos concertos: O Medley de Natal, em Ponte do Rol e o Adeste Fideles em Torres Vedras.
Partilhamos aqui dois videos com momentos altos dos concertos: O Medley de Natal, em Ponte do Rol e o Adeste Fideles em Torres Vedras.
Foi um final em grande em ambos os Concertos, com o público entusiasmado a cantar a cantiga que fechava o Medley e a aplaudir efusivamente.
Sem comentários:
Enviar um comentário