Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

7 e 8 de Janeiro - Concertos de Reis - Igreja de Ponte do Rol e Igreja da Misericórdia

Tal como havia sido anunciado, no dia 7 de Janeiro, pelas 19 horas, no final da Missa Vespertina, teve lugar o primeiro de dois Concertos de Reis, agendados para este fim de semana. O segundo ocorreria na Igreja da Misericórdia, no dia seguinte, Domingo, pelas 17 horas.

Com a Igreja de Ponte do Rol quase lotada,o concerto inicio-se com um cortejo, ritual que viria a repetir-se no dia seguinte. Na Ponte do Rol, iniciámos na entrada da Igreja, mas em Torres Vedras, à semelhança do que havíamos feito no ano transato, iniciámos na rua, demos a volta pela Praça da República e dirigimo-nos para a Igreja repleta de gente. Aqui não houve lugar para todos. A alternativa foi assistir ao concerto em pé.

O Rufos & Roncos abriu os concertos com o Cântico Bendizemos o Teu Nome, tema que normalmente os Gaiteiros tocam nos cortejos religiosos dos Círios, por toda a Região Oeste. Daí que também tenhamos optado por abrir os concertos com cortejos incorporando os elementos dos três grupos.

                                                 Dia 7                                                 Dia 8

O Rufos, continuou com o tema natalício Glória In Ecxelsis Deo.

                                                 Dia 7                                                 Dia 8

Seguiram-se três temas interpretados pelos Coros Infantil e Juvenil da Cidade de Torres Vedras:


Los Gallos Cantan, tema  Popular de Castilla com  Arranjo de Antonio Russo
El Buen Rabadam, tema de Natal Espanhol
Loas à chuva e ao vento de  F. Lopes-Graça


                                                        Dia 7                                                 Dia 8

Novamente o Rufos & Roncos, com o tema Entrai Pastores Entrai, com Gaita Transmontana e percussões. Em ambos os dias este tema foi executado no coro das respetivas igrajas, surpreendendo assim os presentes.


                                                     Dia 7                                                 Dia 8

Voltaram os Coros Infantil e Juvenil, para mais três peças:

Chacota do Menino de F. Lopes-Graça
O choro do Menino de  F. Lopes-Graça
Dorme, Dorme, meu Menino, com  Arranjo de Gonçalo Lourenço

                                                      Dia 7                                                 Dia 8

A peça seguinte, um tema alentejano de Campo Maior, Ó Meu Menino Jesus, cantados pelos elementos Masculinos do ComCordas com acompanhamento de flauta, cavaquinho e percussões, destaque especial para a utilização da Sarronca, típica neste tema, pelos Rufos & Roncos.


Os Coros Infantil e Juvenil, entoaram duas peças em Inglês:
Every Sing Freedom, Espiritual Negro
Sweet Little Jesus Baby de Pekka Sipila



Já a caminhar para o fim dos concertos, juntaram-se todos os grupos para em conjunto cantarem o Adeste Fideles e a encerrar o Medley de Natal, com Arranjo de Pinto Gonçalves, preparado e ensaiado, para estes concertos. 


Partilhamos aqui dois videos com momentos altos dos concertos: O Medley de Natal, em Ponte do Rol e o Adeste Fideles em Torres Vedras.







Foi um final em grande em ambos os Concertos, com o público entusiasmado a cantar a cantiga que fechava o Medley e a aplaudir efusivamente. 


Sem comentários: