Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Cumpriu-se a Tradição!... Durante três dias o Grupo de Cantares do APVM cantou as Janeiras.

Começámos logo pela manhã. Às 8:30h do dia 4, quarta feira, lá estavam todos os convocados para esse dia. Dia que amanhecera solarengo, com um lindo céu azul, apesar de frio. Assim, em muitas das escolas seria possível, como aconteceu, cantar ao ar livre.
Duas carrinhas, cedidas pelas Juntas de Freguesia de Ponte do Rol e S. Pedro e Santiago, partiam lotadas rumo ao Externato de Penafirme, onde se iniciaria a jornada.
O grande objetivo das Janeiras deste ano era angariar livros e brinquedos, para enviar para as crianças de Timor Leste, numa Campanha lançada a nível do Agrupamento: "Um Livro ou um Brinquedo Para Timor".

Depois de cantarmos para a Direção do Externato, foi a vez da sala do JI, ainda a meio gás, uma vez que as crianças vão chegando até às 9:30h e ainda estavam poucas à hora da nossa atuação.


Mas havia que prosseguir, rumo ao complexo onde funcionam a EB1 e o JI da Póvoa de Penafirme.
Cumprida esta etapa, rumámos à Maceira,  a sede da Junta de Freguesia era a nossa primeira paragem, seguindo de imediato para a EB1. Aqui fomos brindados com uma cantiga de Janeiras em resposta às nossas, o que habitualmente acontece, acabando os dois grupos a cantar em conjunto.


Prosseguimos em direção à EB1 de A dos Cunhados, onde fomos recebidos com alguns mimos. No final final tivemos direito a chá e sumo com um bolo muito saboroso, que, àquela hora, soube muito bem e permitiu fazermos o resto da jornada com o estômago um pouco mais aconchegado.


A cena repetiu-se no JI da mesma localidade e, prosseguimos, mais doces ainda do que tínhamos chegado.

Dirigimo-nos à EB1 do Sobreiro Curvo e posteriormente ao JI. Aqui recebemos a confirmação de que a Sra. Presidente da Junta de Freguesia, já tinha chegado à sede da Junta e para lá nos dirigimos, logo de seguida.



Depois de termos cantado as nossa  janeiras, no local, terminámos o primeiro dia, na EB1 das Palhagueiras, entre uma colher de sopa e uma garfada de esparguete, já que as crianças estavam no seu período de almoço, já no refeitório.



Sem comentários: