Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Dia de Reis - 6 de Janeiro - Último dia das nossas Janeiras

Pelo terceiro dia, o nosso ritual matinal, obrigava-nos a sair da escola, imediatamente a seguir ao horário de entrada, 08:30h.
Hoje tínhamos o primeiro encontro marcado na EBI - 1º Ciclo. Às 9:00h estávamos a postos para cantar para os nossos colegas mais novos, condicionados pelo horário previamente marcado pela Câmara Municipal.


Foi para lá que nos dirigimos de seguida. O Sr Presidente e os Vereadores, bem como a nossa Diretora, esperavam-nos para ouvir as nossa Janeiras. O Dr. Carlos Miguel, agradeceu o nosso gesto e convidou-nos a provar o tradicional bolo rei que nos esperava no bufete.




Ritual, que, pelos vistos se repetiria ao longo do Dia de Reis, com outros grupos das diversas entidades e associações do concelho que se deslocam à sede do Municipio, para evocar esta tradição.

O Grupo de Cantares do APVM Canta as Janeiras na Câmara Municipal


O destino seguinte era a sede da Junta de Freguesia de S. Pedro e Santiago, onde nos esperava o seu Presidente, Francisco Martins, os funcionários e alguns utentes.

Regressámos à nossa escola, para, também aí, cantarmos as janeiras aos nossos colegas de todos os dias.


O ritual foi o habitual, explicando a origem da nossa recolha deste ano e mostrando a origem e sonoridade dos instrumentos que utilizámos na harmonização da cantiga.


   
A jornada, no entanto só terminaria, um pouco mais tarde. Aproveitando o maior movimento, habitual à hora de almoço, dirigimo-nos ao Arena Shoping, onde como já vem sendo tradição, cantámos as janeiras. Desta vez, percorremos todo o centro comercial, cantando e suscitando a curiosidade dos lojistas e consumidores, terminado com fortes aplausos da numerosa assistência, na zona dos restaurantes.



 No final, fizemos uma foto de família, com todos os elementos do grupo. Serve, também, de pretexto, para agradecer a todos os que ao longo dos três dias nos fotografaram, tornando, assim, possível, recordarmos todos os bons momentos que, em cada local, fomos vivendo. Obrigado!


As Janeiras deste ano ficavam por aqui.
Prometemos voltar em 2013, para cumprir a tradição.

Sem comentários: