Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 1 de março de 2010

Recolhas Musicais de António Ascensão

António Ascensão foi, como já referi num dos "posts" anteriores um entusiasta da recolha de espécimes da música tradicional da Beira-Serra.
Recolheu muitas cantigas que alimentaram grupos musicais como o "Amanhã", grupo que ele próprio ensaiava e o "Novo Horizonte", grupos de Loriga. O "Malhapão", o "Trova Nossa", grupos criados e ensaiados por mim. "O Zimbro", que celebizou o "Apita o Combóio" recolhido pelo Mestre Ascensão. O "Arco-Íris" , "Eira da Pedra", grupos da ANALOR...
Com a sua morte, os filhos que, por variadas razões seguiram outros caminhos, guardaram o seu espólio musical, para posteriormente lhe poder dar algum destino.
Em conversa com o filho Carlos, manifestei o meu interesse em trabalhar essas recolhas, coisa que, aliás, já vinha fazendo em vida, com a concordância e colaboração do meu tio.
Tive entáo acesso aos manuscritos que ele guardava e estou a trabalhá-los, no sentido de os publicar aqui.
Os interessados poderão aceder às partituras em PDF e ouvir ou ficheiros áudio respectivos, apenas com as melodias ou com os arranjos como é o caso de alhguns dos espécimes.
Começamos esta publicação com uma cantiga muito popular em Loriga:
"Adeus Terreiro do Fundo".
Para quem não saiba, o Terreiro do Fundo, é uma das zonas de Loriga, próximo da Igreja Matriz. As pessoas que aí habitavam tinham um sotaque característico que as diferenciava das de outras zonas. Hoje, essas diferenças já quase não se notam.

Aqui deixamos um vídeo onde se pode ver e ouvir este tema interpretado pelo Grupo de Cantares Amanhã, grupo fundado e ensaiado pelo próprio António Ascensão.

O Video tem dois temas - Apita o Combóio e Adeus Terreiro do Fundo


Em seguida partilhamos a letra e a música, tal como foram recolhidas pelo Mestre Ascensão, bem como um ficheiro audio, de uma interpretação do tema pelo Grupo de Cantares Amanhã, sob a Direcção do Mestre Ascensão:


Adeus Terreiro Do Fundo Lyrics Adeus Terreiro Do Fundo Lyrics pinto goncalves Cantiga recolhida por António Ascensão em Loriga, Serra da Estrela.

Adeus Terreiro Do Fundo Adeus Terreiro Do Fundo pinto goncalves Cantiga recolhida por António Ascensão em Loriga, Serra da Estrela.


Sem comentários: