Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 22 de março de 2010

Recordando... A Imprensa de Loriga

Ao vasculhar pelo baú, fomos descobrir esta preciosidade. O primeiro número do jornal "VOZ DE LORIGA", editado no longínquo ano de 1924, em Maio.
O que é interessante é que, comparado com o número zero, do mais recente "GARGANTA DE LORIGA", editado em Junho de 1992, encontramos alguns pontos de contacto.
Embora com 68 anos de diferença, desde logo, ambos têm como grande objectivo divulgar Loriga, depois, informar e unir as comunidades Loriguenses fora de Loriga, ainda, a denúncia e situações que necessitem de ser solucionadas e cuja solução tarde em chegar...
Enfim... Um sem número de intenções declaradas em ambos os editoriais e que, obviamente, se esperavam em projectos desta índole.

No entanto, como estes projectos não funcionam sem pessoas, encontrámos, nos dois projectos, como que uma ligação umbilical, familiar entre o pai, António Cabral Leitão, Director e Editor do primeiro e o filho, António José Leitão, fundador e membro do Corpo Redactorial do segundo.

Aqui deixamos as primeiras páginas de ambos, para memória futura.




Clicar nas imagens para ler

Sem comentários: