Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

sábado, 15 de maio de 2010

1º Festival de Música Tradicional em Ponte do Rol

Como oportunamente anunciámos, decorre, durante este Fim-de-Semana, no âmbito da Festa em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos, o 1º Festival de Música Tradicional de Ponte do Rol.
No primeiro dia, 14 e Maio, assistimos à estreia do Grupo "ComCordas" - Grupo de Cavaquinhos de Torres Vedras, seguido da actuação do Sr. Manuel Lazaroo, lusodescendente, natural de Malaca, na Índia, responsável pela preservação da cultura portuguesa naquelas paragens, já que é lider de um grupo de folclore português, naquela localidade.
Encerrou o primeiro dia do Festival o grupo de alunos da Escola de Percussões RiBombar.


Síntese fotográfica do primeiro dia do Festival



Momento da Actuação do "ComCordas" - Grupo de Cavaquinhos de Torres Vedras


Momento da Actuação do Grupo da Escola de Percussões "RiBombar"

No segundo dia, foi a vez do Rancho Tradicional de Cinfães.
Pelo palco, desfilaram as tradições desta região do Douro Sul, com uma brilhante guia, a Profª Hermínia, que nos mostrou os trajes, as tarefas, os rituais e as danças da sua região. Com o Largo da Igreja completamente cheio, desta vez com a cumplicidade de S. Pedro, já que a chuva da noite anterior não nos visitou, cumpriu-se mais uma etapa deste Festival que trouxe a Ponte do Rol, um pouco da diversidade cultural do nosso país.



Síntese fotográfica do segundo dia do Festival

E no Domingo, dia 16, encerrámos com chave de ouro, com as tradições do Alto Minho.
Foi a vez do Rancho e do Grupo de Cavaquinhos da Casa do Concelho de Ponte de Lima. A alegria e o entusiasmo das gentes do Minho, contagiaram a Ponte do Rol, que aplaudiu efusivamente ambos os grupos.
O momento pitoresco da actuação do Rancho aconteceu, quando... abruptamente a dança foi interrompida por uma zaragata provocada por um bêbedo. O realismo da encenação foi tal que, muitos dos presentes acharam que se tratava de uma verdadeira zaragata.


Segui-se o grupo de Cavaquinhos que encantou os presentes, com as suas cantigas bem ritmadas e com a sincronização perfeita dos executantes.
Encerrou-se assim, este 1º Festival de Música Tradicional de Ponte do Rol que, esperamos se repita nos próximos anos com a mesma adesão de público e com a mesma qualidade de intervenientes.





Síntese fotográfica do terceiro dia do Festival




Sem comentários: