Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

terça-feira, 11 de maio de 2010

Fernando Lopes Graça - Michael Giacometi e a Preservação da Música Portuguesa

Já em "posts" anteriores me referi à relevante acção de Michael Giacometi, enquanto etnomusicólogo, na recolha e divulgação de espécimes importantíssimos da nossa memória colectiva, no âmbito da cultura e rituais musicais tradicionais.
Curiosamente, encontrei em (http://www.cafeportugal.net/) esta entrevista do seu colaborador directo nessas tarefas, o Maestro Fernando Lopes Graça.

Lopes Graça, fala-nos nesta entrevista de Michael Giacometi, das recolhas que efectuaram, da relação de proximidade que os levou ao Cancioneiro Português.
Esta foi, segundo a minha fonte, a última entrevista que o Maestro deu antes da sua morte em 1994. Assim, este documento assume uma importância acrescida, pois para além do conteúdo interessantíssimo, do ponto de vista das memórias do autor, trata-se do último testemunho de um dos protagonoistas desta aventura que é defender e preservar as nossas raízes culturais.



Fernando Lopes Graça (1906 - 1994)

Sem comentários: