Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 14 de maio de 2010

25 Anos de Dedicação aos Outros.... Parabéns Pe. Jorge!



Clique no cartaz para ampliar

Cumpriram-se, no passado dia 4 de Maio, 25 anos da Ordenação do Padre Jorge Fernando Duarte Amaro.

Para além de meu primo e companheiro de muitas brincadeiras de infância, trilhámos, durante alguns anos um percurso comum enquanto seminaristas. Fomos acólitos, leitores, cantores e, tantas outras coisas que na altura se exigiam a um seminarista.


Missa da Festa da Nª Srª da Guia, provavelmente em 70 ou 71. Os acólitos... o Pe. Jorge à esquerda e eu à direita. (foto cedida pelo Adelino Pina)

Por outro lado, fomos também bons amigos, já que tínhamos um percurso comum, com algumas nuances, que cedo descobrimos serem diferenças significativas.
Ele andava num Seminário Missionário e eu num Diocesano. Isso fazia toda a diferença!
Daí que em determinada altura eu abandonei e ele continuou.
Voltámos a encontrar-nos no Cacém. Ele estudava Teologia na Universidade Católica e eu Direito na Faculdade de Direito de Lisboa. A vocação dele reforçava-se através do apostolado que, já na altura ia fazendo. Lembro-me de ter colaborado com ele, com a minha viola, numa dessas acções, junto da, então, pequena comunidade de S. Marcos, que hoje, com o Tagus Park, se transformou quase numa cidade.
Terminado o curso, rumou a Espanha e... a partir daqui... as sete partidas do mundo.
Podemos hoje dizer que o Pe. Jorge seguiu na senda dos nossos descobridores, desde as Terras do Prestes João da Abissínia, até ao Novo Mundo.
Hoje, regressado à pátria, faz apostolado junto dos seus, através do seu testemunho de vida com uma riqueza extraordinária.
No ano passado convidei-o para pregador das Festas de Ponte do Rol, onde resido e... com a sua simplicidade e desprendimento, cativou quantos com ele contactaram.
Ainda hoje - aproximam-se as festas nos próximos dias 13,14,15 e 16 - alguém me perguntava se o Pe. Jorge vinha cá pregar outra vez este ano.
No próximo dia 26 de Junho festejará em Loriga as suas Bodas de Prata, num programa que aqui divulgamos.
Parabéns Padre Jorge!
Muito obrigado pelo exemplo de vida que nos deste e, certamente, continuarás a dar!


Sem comentários: