Blogue Iniciado em 31 Julho de 2008

Trova Nossa

Este Blog pretende ser um espaço de informação sobre várias matérias relacionadas com a Música e o Som de uma forma geral, mas irá ter uma preocupação muito especial com a nossa música tradicional, por um lado, e, por outro, com as Músicas do Mundo.
Estará, como é óbvio, à disposição de todos os que queiram colaborar nesta tarefa de divulgar a a nossa música e enriquecer, com o seu contributo, este espaço que se pretende de partilha.

Publicidade

Pesquisar neste blogue

sábado, 31 de março de 2012

Ementa das Almas - Tradição Secular... Finalmente o Município Descobriu as Tradições de Loriga!...



Há Séculos que em Loriga se realiza este Ritual da Ementa das Almas. Todos os anos, nas madrugadas de Domingo, durante a Quaresma, um grupo de "teimosos" se reúne, faça chuva ou neve, com nevoeiro ou sem ele, para "Aliviar as Almas"... como diziam os antigos.
Trata-se de um ritual que de acordo com testemunhos, vem de tempos imemoriais e, de acordo com o forma e construção dos cânticos, nos faz recuar até ao período do "Cantochão" a forma mais antiga do "Canto Gregoriano", nos longínquos séculos XI e XII, altura em que o Papa Gregório Magno, encomendou a um grupo de frades a Reforma do Canto Litúrgico.
No passado fim de semana, estive em Loriga e fiquei muito agradado, pelo facto de, finalmente o Município de Seia, ter descoberto a importância desta Tradição Secular de Loriga. Ao organizar, no âmbito do programa de animação das Aldeias de Montanha, este evento que intitulou Serões d'Aldeia, procurou dar visibilidade a este ritual.
Recolhi, na altura, algumas imagens que aqui partilho.




Não resisto, porém, a partilhar com todos os interessados, um excelente trabalho de dois profissionais de rádio da Antena 1, Ana Aranha e João Coelho, que no longínquo ano de 1992, por sugestão minha, se deslocaram a Loriga para se inteirarem dos pormenores desta tradição loriguense. Ficaram tão entusiasmados com a riqueza cultural de Loriga, que, em vez de um programa, realizaram duas edições do seu "Retratos", dedicados à nossa terra. Um abordando a caracterização de Loriga, da sua paisagem, agricultura, gastronomia, diversidade cultural e outro exclusivamente dedicado à Ementa das Almas, que aqui partilho com quem o queira recordar.
Neste programa, participaram o saudoso Mestre António Ascensão, referência indiscutivel da música e da cultura em Loriga, o também saudoso José Fernandes, mais conhecido por Zé Aleixo, que com o meu pai, Fernando Gonçalves e o Ti Zé Garcia, participaram e mantiveram esta prática num período muito conturbado da nossa história coletiva, o pós 25 de Abril, onde, tudo o que cheirava a religião era considerado "fascista". Conta também com a participação do Fernando Pereira, mais conhecido como Fernando Requinta, o único ainda vivo dos mais antigos praticantes deste ritual.

Sem comentários: